sexta-feira, 20 de abril de 2012

Festejando o dia do circo e o compromisso com os valores universais























Monte Santo: Dois momentos, duas datas importantes para serem lembradas e vivenciadas pela nossa escola.
No final do mês de março, dia 27, é comemorado o dia do circo - data em que nasceu Piolin - um dos mais respeitados palhaços do Brasil. Nosso objetivo ao comemorar esta data está em manter viva na memória da criança, a arte circense, a singeleza e pureza das brincadeiras do palhaço que encanta a todos. Nas aulas de arte foi criado um clima de picadeiro incentivando os alunos a experimentarem seus encantos: a leveza da bailarina na corda bamba, as cambalhotas dos acrobatas, piruetas dos palhacinhos, a manipulação dos malabares... Professoras trabalharam o equilíbrio, a elasticidade, a concentração, as brincadeiras que despertam o riso espontâneo e puro. Nossa homenagem ao artista do picadeiro na figura de Piolin, que tanto sucesso fez na sua época que até os intelectuais da Semana da Arte Moderna de 1922, o reconheceram como símbolo da arte circense brasileira. Que este registro fique na memória de todos.
Outro momento importante foi a comemoração da páscoa, data para repensarmos nossas atitudes e mudar aquelas que não estão contribuindo para o bem comum. Através de painéis ilustrativos, músicas, danças com movimentos harmoniosos, toda a escola se reuniu, aproveitando o momento cívico para incentivar o compromisso como cidadão, preocupado com os problemas vivenciados no dia-a-dia da nossa comunidade, acreditando que se nos unirmos pelos mesmos objetivos, conseguiremos melhorar a vida de todos. É sempre tempo de recomeçar, de rever o que não está bom; entre estas preocupações está o consumismo, que em todas as festas somos sugestionados a valorizar sempre mais o ter do que ser. O trabalho feito com os símbolos da páscoa mais conhecidos: o ovo e o coelho tiveram uma dimensão: de vida nova e a multiplicação desta vida, simbolizada pelo coelho e sua fertilidade. Por tudo isso as canções entoadas pelos grupos de alunos valorizaram a paz, a alegria, a amizade, a tolerância, o companheirismo para a construção de um mundo melhor!
Acreditamos que estes novos cidadãos transformarão nosso planeta como “casa de todos”, sem discriminação e lutando contra a injustiça social e a degradação do meio ambiente. A semente está sendo plantada e os frutos, com certeza, virão!
Para não excluir totalmente a imaginação e o prazer, a Secretaria da Educação presenteou a todos os alunos, professores e funcionários com um saboroso ovo de chocolate.

0 comentários:

Postar um comentário