sexta-feira, 20 de abril de 2012

Poder e Autoridade


A História nos ensina que muitos chegaram ao poder pelo poder, tanto o poder em se tratando de política no regime monárquico, ditadura, democracias mascaradas como chefes de empresas, pais e professores sem autoridade. As criancinhas de dois anos são especialistas em dar ordens aos familiares, houve governantes absolutistas maus e insensatos ao longo da História. O poder é faculdade de forças ou a ação de coagir alguém a fazer sua vontade por causa de sua posição quer a pessoa queira, quer não. Ex. pague seus impostos senão... Faça isso ou faça aquilo senão... o despedirei. 
Dizem que os adolescentes são rebeldes sem causa, mas será que a sua rebeldia não foi causada pelo poder que as dominou dentro de casa por tanto tempo? Vê-se por aí que o poder corrói relacionamentos com o decorrer do tempo. Empregados deixam seus empregos por salário até menor devido ao tratamento arrogante e insolente dos patrões. Claro está que muitas vezes, temos de nos valer do poder para colocar limites em nossa casa e até despedir empregado descompromissado. Às vezes, também, se recorre ao poder porque nossa autoridade foi quebrada. 
O poder pode ser comprado, mas a autoridade jamais. Então, deduz-se que autoridade é habilidade de conduzir as pessoas a fazerem de livre e espontânea vontade o que eu pedi ou designei por causa da minha influência pessoal e influência implica em ter confiança em outrem. Alguém pode estar num cargo de poder e não ter autoridade sobre os outros sem a posição de poder. O interessante e produtivo seria uma pessoa no poder que tivesse autoridade sobre os cidadãos. A autoridade e influência são o caminho para fazer as coisas caminharem bem em diversas categorias com as quais lidam. Tive um professor que eu seria capaz de colocar a mão no fogo por ele ser confiável, gostava das pessoas, era paciente, tinha atitudes honrosas, positivas e entusiásticas, era UM CRISTÃO DE VERDADE E AMAVA A DEMOCRACIA. O maior de todos os fatores num relacionamento é sobretudo a confiança: este é o selo que gruda interações. Pela baixa confiança ou a ausência dela, os casamentos se desfazem, as famílias se dissolvem, organizações políticas tombam com fragoroso som e países se desmoronam. Olhe-se para os grandes impérios: Egípcio, Babilônico, Grego, Romano e quais os de hoje caminham para um fim catastrófico e desonroso?
Os autênticos líderes tem a capacidade de construir relacionamentos saudáveis porque aprenderam executar tarefas enquanto se construíam respeitáveis relacionamentos de amor ao próximo. Se não mudarmos a direção e sentido das forças, acabaremos onde começamos. Se alguém comprar voto ou consciência nunca será uma autoridade porque a sua ideia se foca no poder por isso quem pensa muda, não fica à deriva, mas navega em direção à verdade na aurora e no poente da vida.


Professor Adhemar 


0 comentários:

Postar um comentário