quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Reminho assume presidência do Consórcio de Saúde


Foto: Manoel R. Santos
S.S.Paraíso: O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Rêmolo Aloise, foto, assumiu na sexta-feira, 4 de janeiro, presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste Mineiro (CISSM), tendo como vice, o prefeito de São Tomás de Aquino, Roneido Teófilo de Carvalho. Reminho e Roneido foram eleitos por aclamação dos prefeitos presentes na reunião.
Atualmente, o Consórcio atende sete municípios: Itamoji, Jacuí, Pratápolis, São Tomás de Aquino, São João Batista do Glória, Bom Jesus da Penha e Paraíso – uma população estimada em 120 mil pessoas. Juntos, eles buscam uma ação conjunta para resolver problemas comuns no atendimento à saúde. O objetivo da nova diretoria é ampliar o número de cidades atendidas.
A próxima reunião da nova diretoria está marcada para a quarta-feira, dia 9 de janeiro, às 9h, quando estará em pauta o orçamento do Consórcio para este ano. “Pedi também aos prefeitos que integram este grupo que levantem as demandas reprimidas de suas cidades na área de saúde para que, juntos, possamos buscar as soluções”, disse Rêmolo.
Para fazer uso dos serviços do Consórcio, quando se tem algum problema de saúde, o paciente precisa se dirigir, primeiramente, ao posto de saúde de sua cidade, mesmo que o caso seja complicado. Se o médico do posto avaliar que o paciente precisa da consulta com um especialista ou de exame disponível na região, ele encaminha à Secretaria Municipal de Saúde um pedido para marcação da consulta ou exame em um hospital.
Cada cidade tem direito a um determinado número de atendimentos por mês pelo Consórcio, de acordo com a sua população, sendo também atendidos nos hospitais e consultórios contratados pela associação. O pedido é enviado pela Secretaria para o Consórcio, que agenda o dia e horário do atendimento.
Os municípios contribuem mensalmente para a manutenção do Consórcio de Saúde de acordo com os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Paraíso contribui com uma verba fixa, em torno de R$ 35 mil/mês, aprovada por uma lei municipal.
Durante a posse da nova diretoria, aconteceu também a apresentação do balanço patrimonial do Consórcio e prestação de contas da administração anterior, sendo as mesmas aprovadas. Em Paraíso, os pacientes atendidos podem contar com a realização dos seguintes procedimentos: eletroencefalograma, ultrassom, eco doppler adulto e infantil e exame de holter. Outros serviços não disponíveis no Consórcio são terceirizados aqui ou fora, como é o caso da ressonância magnética, feita em Ribeirão Preto/SP.
A sede do Consórcio fica em Paraíso, à rua Clélia, n.º 112, centro, e atende pelo telefone 3558-1051. A secretária é Rosana Grillo Bottrel.
Adriano Rosa

0 comentários:

Postar um comentário