quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Deputado Melles confirma que o Hospital do Coração de Paraíso foi habilitado no SUS

Secretário de Saúde, Antonio Jorge, fala sobre o HRCor em visita à Santa Casa articulada por Melles

Um dos setores do HRCor em funcionamento é a hemodinâmica, com equipamentos e equipes avançadas

Médicos com o deputado Carlos Melles, em 2001, em visita às obras do HRCor: superando desafios o Hospital do Coração em breve atenderá pelo SUS 



S.S.Paraíso: O Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Atenção à Saúde, publicou duas portarias que habilitam no SUS e destinam recursos para o Hospital Regional do Coração – HRCor, da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso. A informação é do deputado federal Carlos Melles, que conseguiu recursos para a construção e equipamento do novo hospital e acompanha o processo para seu credenciamento para atendimento regional pelo SUS.
De acordo com documentos apresentados por Melles, a portaria número 1.478, de 27 de ezembro de 2012, habilita a Santa Casa de Paraíso como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular, ficando apta a realizar procedimentos de cirurgia cardiovascular e cardiologia intervencionista (cateterismo e angioplastia), neste caso o HRCor já disponibiliza os procedimentos com equipamentos de última geração e equipe altamente qualificada, mas a partir de agora o serviço caminha para ser estendido para pacientes do SUS.
A outra portaria, número 3.105, de 28 de dezembro de 2012, estabelece recurso no valor anual de R$ 2.904.047,88, a ser incorporado ao teto financeiro de média e alta complexidade do Estado de Minas Gerais e ao município dSão
São Sebastião do Paraíso, com a finalidade de custear os procedimentos cardiológicos habilitados. De acordo com a portaria, o Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência, regular e automática, dos recursos ao Fundo Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso.
“A implantação do Hospital do Coração para atender dezenas de municípios da nossa região pelo SUS é uma prioridade que estamos perseguindo há muito tempo. O prédio está pronto, grande parte dos equipamentos adquiridos, serviços já em funcionamento, e agora finalmente temos alguns serviços já habilitados no SUS e que muito em breve, com as equipes disponibilizadas, poderão entrar em funcionamento regular, servindo a população regional”, comenta o deputado, que faz questão de destacar o empenho  e sensibilidade do Secretário de Estado de Saúde, Antonio Jorge de Souza Marques, e do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na efetivação desta conquista para a saúde pública regional. “O secretário Antonio Jorge esteve na Santa Casa, se comprometeu e nos atendeu de forma eficiente, com o amplo apoio da Superintendência Regional de Saúde de Passos, que faz um trabalho igualmente eficiente sob o comando da Katia Rita Gonçalves. Também no Ministério da Saúde houve um entendimento muito especial sob o vazio assistencial que existia na região na área cardiológica e conseguimos o apoio para a habilitação, só nos resta agradecer muito ao ministro Padilha e sua equipe”, pontua Carlos Melles.
Hospital do Coração – O maior projeto na área hospitalar na região, que está sendo erguido com recursos federais e estaduais – sobretudo por intermédio do deputado Carlos Melles, entrou definitivamente na fase final para seu efetivo funcionamento pelo sistema público de saúde. A unidade de assistência de alta complexidade vascular, conhecida como Hospital Regional do Coração - HRCor, possui área construída de 6.000 m² e irá atender pacientes de cerca de 50 municípios do Sul e Sudoeste de Minas. “É importante ver que temos o Hospital do Câncer em Passos e agora o Hospital do Coração em Paraíso, atendendo um grande número de municípios e cumprindo uma meta traçada pelas lideranças regionais”, lembra Carlos Melles.
Paulo H. Delfante
Coordenação de Comunicação Deputado Carlos Melles

0 comentários:

Postar um comentário