terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Prefeito quer zerar demandas reprimidas dos municípios que integram o Consórcio de Saúde


S.S.Paraíso: Na segunda reunião após a eleição da nova diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste Mineiro (CISSM) – ocorrida na sexta-feira (4), o prefeito de São Sebastião do Paraíso e presidente do grupo, Rêmolo Aloise, propôs aos municípios participantes do grupo zerar, no menor espaço de tempo possível, todas as demandas reprimidas apresentadas por eles no encontro ocorrido na manhã de quarta-feira, 9 de janeiro, na sede do Consórcio.
     Ao abrir a reunião, Reminho frisou por diversas vezes que espera resultados rápidos às demandas apresentadas, solucionando as novas solicitações em, no máximo, 72 horas. “Proponho um trabalho conjunto para que não haja demora nos atendimentos e na entrega de exames”, afirmou o presidente.
     Uma outra proposta apresentada por Rêmolo aos representantes dos municípios, é abaixar a taxa administrativa que cada um deles contribui para a manutenção do Consórcio. Esta contribuição é feita de acordo com os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Reminho destacou, ainda, que outras cidades precisam fazer parte do grupo e anunciou que Monte Santo de Minas passará a integrar o CISSM.
     Para atender, neste primeiro momento, parte das demandas reprimidas apresentadas na reunião, o próprio CISSM vai utilizar recursos do seu caixa. Um dos principais pedidos dos integrantes do grupo é a contratação de mais médicos para oferta de serviços.
     Na pauta da reunião, o Orçamento 2013 do Consórcio não teve suas contas fechadas. De acordo com a secretária executiva, Rosana Grillo Bottrel, o CISSM vai esperar a entrada de novos municípios ao grupo para refazer os números.
     Itamoji, Jacuí, Pratápolis, São Tomás de Aquino, São João Batista do Glória, Bom Jesus da Penha e Paraíso são as cidades que, atualmente, fazem parte do Consórcio, o que atende uma população estimada em 120 mil pessoas. Juntas, elas buscam uma ação conjunta para resolver problemas comuns no atendimento à saúde.
texto e foto: Adriano Rosa


0 comentários:

Postar um comentário