quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Monte Santo mantém viva a tradição das Companhias de Reis

Componentes da Companhia de Reis Monte Santo 
Monte Santo: Companhias de Reis de Monte Santo de Minas iniciaram, no início de dezembro passado, suas peregrinações por casas, estabelecimentos comerciais e zona rural, tendo o compromisso de levar a referida tradição católica até 6 de janeiro, quando promoveram a chegada especial em várias localidades da zona rural e na cidade. Mas, ainda no mês de janeiro algumas Companhias de Reis costumam atender devotos. 
O vereador José Paulino de Souza, devoto dos Santos Reis e dirigente da Companhia de Reis Monte Santo, em entrevista ao nosso repórter Reginaldo Ferreira, falou sobre o empenho e a devoção dos foliões para realizar uma das festas mais populares do Brasil. Salientou que a Companhia de Reis que dirige segue a tradição a mais de 25 anos, atendendo aos devotos que tem o intuito de pagar promessas. Explicou que a pessoa que fez a promessa, em forma de agradecimento costuma levar a bandeira ou até mesmo se vestir com a fantasia do Bastião. Zé Paulino disse que a sua Companhia de Reis possui 25 componentes, que se reveza em cantar e tocar os instrumentos. Afirmou que a Companhia segue a tradição de começar em 25 de dezembro e com seu término em 6 de janeiro. Os integrantes são: Bastião, Embaixador, Respondão, Ajudante, Caceteiro, Tala, Contra-tala, Contra-tipe e Requinte. Os instrumentos utilizados são: viola, violão, cavaquinho, acordeom, caixa e pandeiro. 
Companhia de Reis Maria Imaculada em frente a Capela dos Santos Reis 
Importante enaltecer a beleza desta tradição, além da devoção das pessoas que crêem nos três Santos Reis. Os devotos cumprem esta tradição milenar de festejar o nascimento de Cristo, recebendo em suas residências ou comércios uma Companhia de Reis com muita alegria e fé. Na chegada os cantores e instrumentistas da Companhia entoam músicas maravilhosas, sempre voltadas para a festa do nascimento do Menino Jesus. O dono da casa, também pela tradição, costuma segurar a bandeira até a despedida da Companhia de Reis. Após a apresentação das músicas uma suculenta refeição é servida para os membros da Companhia e para os convidados e, na oportunidade, muitos fogos de artifícios sendo estourados no alto. É comum notar a emoção tomando conta das pessoas da família, que está recebendo uma Companhia de Reis. 

0 comentários:

Postar um comentário