quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Profissionais de saúde intensificam busca para identificar causa de doença em Monte Santo


Dra. Kátia e José Maurício quando falavam com a nossa “Folha”


Equipe de profissionais de saúde pesquisando a causa da doença   

Monte Santo:- Na manhã desta quinta-feira, 24 de janeiro de 2013, a nossa “Folha” ouviu a Dra. Kátia Rita Gonçalves, superintendente da Regional de Saúde de Passos, e o secretário Municipal de Saúde de Monte Santo, José Maurício Lima Rezende, e ambos procuraram falar no sentido de acalmar a população.

Dra. Kátia, que está chefiando todas as incursões dos profissionais de saúde, quer nas pesquisas de campo ou internamente, disse que ainda não se pode apontar a causa desta bactéria que provoca a doença, mas que a população deve ficar atenta sobre a alimentação. Ela afirmou que todas as informações colhidas são encaminhadas para Belo Horizonte, onde uma equipe de profissionais está pesquisando a causa da doença. “Esta equipe está debruçada sobre todas as informações que recebe”, disse a superintendente.

Notificações e Internações
O secretário José Maurício adiantou que até o momento foram notificados 150 casos, sendo que parte dessas notificações será descartada, uma vez que se trata de pessoas acometidas de gripe comum ou algum tipo de dor que não condiz com o sintoma da doença. Salientou ainda que até ontem (quarta-feira, 23) à noite, na Santa Casa de Monte Santo e na Santa Casa de São Sebastião do Paraíso 10 pessoas com os sintomas da doença estavam internadas nos dois hospitais. “Dessas pessoas internadas, já tenho informação que algumas receberão alta hoje”, adiantou José Maurício.

Pesquisa de campo
Dra. Kátia anunciou que uma equipe de profissionais de saúde está atuando nos quatro cantos do município, isso porque o sintoma da doença tem aparecido em diversas localidades e não numa determinada área da cidade. “Esta equipe está entrevistando pessoas na procura de informações que possam ajudar e permitir que se descubra a causa da doença”, explicou. Ela também salientou que “temos profissionais atuando tanto em Passos quanto em Belo Horizonte pesquisando as informações e eu, a partir de hoje (quinta-feira, 24), ficarei instalada em Monte Santo até a solução do problema”. Já o secretário José Maurício confirmou que todos os esforços estão sendo empreendidos e que o prefeito Militão, preocupado com a situação, está acompanhando de perto o desenrolar de todas as atuações dos profissionais envolvidos nesta empreitada.

Calma e precaução
Ambos transmitiram palavras de confiança na atuação das equipes de profissionais de saúde, informando que “estamos no rumo certo e acreditamos que estamos perto de descobrir a causa”. Para eles a população deve se manter em calma, mas tomar as devidas precauções quanto à alimentação que está sendo ingerida. Eles não apontaram qualquer tipo de alimento, mas aconselharam a não ingerir alimento cru.

Transmissível pela saliva
Informaram ainda, que a bactéria desta doença não identificada pode ser transmitida pela saliva como beijo na boca, sexo, espirrar ou tossir bem próximo a uma pessoa e usar copo ou xícara que está sendo utilizada por pessoa com o sintoma da doença. “É preciso tomar todos os cuidados e a população deve ficar calma, mas se manter atenta não oferecendo oportunidade para a bactéria desta doença ainda não identificada”, finalizaram.

1 comentários:

e o carnaval? será cancelado por conta dessa doença?

Postar um comentário