quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

InMetro divulga tabela de consumo de 2013 e antecipa diversos lançamentos para o ano


Lista traz carros como novo Fusion Hybrid, Citroën DS4, Lexus CT200h, novo Kia Cerato e New Fiesta “disfarçado”
Sem fazer alarde o InMetro divulgou a tabela de consumo de veículos vendidos no Brasil em sua versão 2013. Porém, os índices revelaram muito mais que números de consumo e classificação dos carros. A tabela traz modelos que ainda nem foram lançados no mercado. Dentre eles, alguns já até confirmados pelas marcas, enquanto outros não eram nem especulação. Um dos destaques fica por conta dos carros da Ford. A tabela do InMetro traz o consumo do novo Fiesta hatch, mas sem a nomenclatura “New”. Porém, além do já conhecido motor 1.6 Sigma, há um teste com um inédito propulsor 1.5, o que indica o lançamento de uma versão mais barata do hatch – que pode vir até a substituir o idoso RoCam. Outra novidade é o câmbio de seis marchas e dupla embreagem que estará presente no hatch e no sedã. 
Passando para os japoneses, o sedã Nissan Altima, confirmado para esse ano, aparece em quatro versões: 25SV/25SL/25SE/Unique. Todas têm motor 2.5 litros e transmissão CVT, e registraram um consumo médio de 11,1 km/l. Nota A dentro de sua categoria e B no geral. Já o Honda Civic com motor 2.0 litros, que chega em fevereiro, aparece nas versões EXR e LXR e transmissão automática de 5 marchas com consumo misto de 10,5 km/l. Nota B na categoria e C no geral. 
Ainda na Ásia, a nova geração do Kia Cerato, que chega ao Brasil em 2013, foi bem no teste. As versões flex com câmbio automático de seis marchas registram um ciclo combinado de 11,3 km/l. Nota A no segmento e B no geral.
Já na Europa, o Citroën DS4, que deve desembarcar no Brasil ainda no primeiro trimestre para completar a gama DS da marca francesa, também aparece na lista em versão única e com motor 1.6 THP - o mesmo do DS3 e DS5 - e câmbio automático de seis marchas. O modelo registou um consumo de 9,6 km/l. O crossover recém-lançado, DS5, obteve média de 9,8 km/l, mas teve nota D no segmento e C no geral.
Na parte dos carros ecologicamente corretos, destaque para o novo Ford Fusion Hybrid equipado com motor 2.0 litro e câmbio CVT que registrou um ciclo combinado de 16,8 km/l. Já o Toyota Prius, que chega esse mês por R$ 120 mil teve média de 15,2 km/l. Nota A nas duas categorias. A surpresa aqui fica por conta do Lexus CT200h. A versão da Lexus para o Prius não tinha sido nem cogitada para o Brasil. Ele obteve 14,1 km/l de média e ganhou nota A em ambas as categorias.
Hatches que movimentaram o mercado brasileiro em 2012, o Hyundai HB20 e Toyota Etios foram testados. O modelo coreano com motor 1.0 litro conseguiu nota A no segmento e B no geral. Já as com propulsor 1.6 a nota cai para B nas duas categorias. O Etios, tanto 1.3 e 1.6, teve índice A no segmento e B no geral. Já a variante sedã, teve consumo de 12,6 km/l. No segmento de subcompactos, destaque para o Smart Fortwo Micro Hybrid Drive que aparece na lista com média de 13,6 km/l.
Na parte de baixo da tabela, o ponto negativo vai para o JAC J6, Kia Soul e Sorento, e modelos da Volvo como S60, V60 e XC60. O Suzuki SX4, Dodge Journey e o Jeep Compass também decepcionaram, todos com nota E. 
 Fonte: motordream.uol.com.br


0 comentários:

Postar um comentário