sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Ou reciclamos ou matamos nosso planeta!

Embora este assunto seja muito sério e preocupante, a maioria das pessoas ainda não tem essa consciência, ou seja, a preocupação de separar o lixo que é lixo mesmo daquilo que  pode ser reaproveitado ou reciclado.


Os dados são alarmantes! “Atualmente o país gera por dia por volta de 195 milhões de kg de lixo o que resulta em aproximadamente 55 trilhões de kg de lixo por ano, valores que correspondem a cerca de 1,15 kg de lixo gerado diariamente por cada brasileiro.” *

Só depois do ano de 1970, que houve uma conscientização a respeito da reciclagem aqui no Brasil. Embora os primeiros sinais de reciclagem já havia começado com catadores de garrafas e ferros em 1896. Mas, nessa época, ainda não havia preocupação com o meio ambiente. Os catadores visavam ao lucro vendendo esses materiais em fábricas para serem reutilizados. A preocupação com o ambiente, até então, não era levada em conta, mas sim o lucro com a venda do material.

Só a partir de 1970 é que, realmente, começou o processo da reciclagem no Brasil. Aí então, surgiram projetos e programas de reciclagem. “Atualmente o país gera por dia por volta de 195 milhões de kg de lixo o que resulta em aproximadamente 55 trilhões de Kg de lixo por ano, valores que correspondem cerca de1,15 kg de lixo gerado diariamente por cada brasileiro.” *

O pior lixo para ser descartado é o eletroeletrônico e, infelizmente, o Brasil é o campeão nesse item. Esse é um enorme problema para o planeta e seus seres vivos.

Hoje os consumidores têm “sede” de tecnologia. Trocam de celular, de aparelhos eletrônicos, de carro, etc. a cada novo modelo que a indústria lança no mercado. E, com isso, há um descarte dos modelos considerados ultrapassados. Até quando nosso “planetinha” vai aguentar tanto lixo? Felizmente, já existem locais de descarte, como a “Central de triagem de lixo eletrônico”, “E-lixo maps” e a “Cempre”. Existem sites que indicam os locais de entrega do lixo eletrônico. 

Mas o mais importante é conscientizar o consumidor, por meio de campanhas, para saber usar e saber descartar esse lixo. Afinal, Deus nos deu um “paraíso” para vivermos com ar puro, água potável, terra fértil e o verde das plantas, com frutas saborosas, a cadeia alimentar, etc... E o que o bicho-homem tem feito? Tem usufruído e destruído! Lamentável!
Professora Nilzinha

*Fonte: www.educacao.cc/ambiental/historia-e-evolucao-da-reciclagem-de-lixo-no-brasil/

0 comentários:

Postar um comentário