terça-feira, 13 de novembro de 2012

Engenheiro Agrônomo Cristiano Teixeira é o novo responsável pelo Programa Certifica Minas na região


Monte Santo: Na segunda-feira, 5 de novembro de 2012, foi realizada uma reunião na empresa  EMATER-MG no ESLOC de Monte Santo de Minas, que teve como objetivo a apresentação do engenheiro agrônomo Cristiano Teixeira atual responsável pelo Programa Certifica Minas em nossa região. De acordo com a pauta da reunião, Cristiano substituirá o engenheiro agrônomo Sebastião Homero que foi transferido para Varginha. Além dos dois engenheiros, Marcos Reis, técnico agrícola da Prefeitura Municipal, também participou da reunião.  
Certifica Minas: O que é o programa
Minas Gerais é o maior produtor nacional de café. Com mais de um milhão de hectares plantados, o Estado é responsável por aproximadamente 50% da safra brasileira. O café é o principal produto de exportação do agronegócio mineiro e é vendido para mais de 60 países do mundo. Valorizar a produção e os produtores do Estado é colocar o café mineiro em um lugar de destaque no mercado mundial, criando novas oportunidades de negócio, agregando valor e fortalecendo as marcas certificadas. O Certifica Minas é um Programa Estruturador do Governo de Minas. Executado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e pela Emater-MG – ambos vinculados à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento –, o programa garante o crescimento da participação da produção agropecuária mineira nos mercados nacional e internacional.  O Certifica Minas contribui para a superação das barreiras zoofitossanitárias existentes, graças ao trabalho de monitoramento da produção agropecuária e à certificação da qualidade dos produtos mineiros.
Uma das ações do Certifica Minas é o programa de Certificação de Propriedades Cafeeiras, que tem por objetivo atestar a conformidade das propriedades produtoras com as exigências do comércio mundial, possibilitando ao café mineiro consolidar e conquistar novos mercados.  As orientações para adequações das propriedades são feitas pela Emater-MG, enquanto as auditorias preliminares para checar as adequações de acordo com os padrões internacionais são realizadas pelo IMA. Concluindo o processo, uma certificadora de reconhecimento internacional faz uma auditoria final e concede a certificação às propriedades aprovadas. A certificação é uma garantia para o consumidor de que as propriedades adotam boas práticas agrícolas em todos os estágios da produção, atendendo às normas ambientais e trabalhistas. 


0 comentários:

Postar um comentário