quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Parabéns, professor(a)!


Estou escrevendo esse artigo no dia 15 de outubro, no dia em que se comemora o “dia do professor”, ou seja, no dia em que se costuma homenagear esse profissional. E esse é o profissional pelo qual todos os outros profissionais precisaram para ter uma direção na vida.
Desde criança, eu queria ser médica, pois eu achava que era a profissão mais bonita, mais “chique”, mais importante. E talvez até seja mesmo! Pois todas as pessoas um dia precisam de um médico. Mas até o médico precisou de professores também. Então ser professor é muito importante! E foi assim que sempre me senti, ou seja, me sentia importante ao transmitir conhecimento, ao ver meu aluno progredir, me surpreender com um poema, com um texto bonito, com uma redação criativa...
Ser professor é se dedicar inteiramente ao aluno, principalmente àquele aluno mais desinteressado. Ser professor é entrar na sala de aula e se esquecer, até, de que deixou, em casa, um filho doente. Ser professor é ter orgulho do que faz, é se sentir importante por ter algo a compartilhar. Ser professor é se emocionar quando aquele aluno mais devagar, o que tem mais dificuldade, consegue resolver o exercício com louvor, escrever uma redação bonita, compor um poema...
Só é bom o professor que ama sua profissão, que se valoriza, que se vê no aluno, que ama seu aluno de modo especial, que ama o ofício de educar que, segundo Houaiss, é “dar a alguém todos os cuidados necessários ao pleno desenvolvimento de sua personalidade”. O verdadeiro professor preocupa-se com o conteúdo, mas preocupa-se muito mais com o ser humano que ele está ajudando a formar. 
Muito obrigada aos professores que me ensinaram amar as artes, a poesia e de me dar oportunidade de conhecer nossos poetas mais nobres. Obrigada por terem me proporcionado o acesso ao conhecimento, à gramática, às normas da língua materna, à literatura brasileira, e ao conteúdo de algumas ciências. Se eu tivesse que recomeçar, com certeza, eu seria professora novamente! E muito obrigada àqueles que foram meus alunos e me deram a oportunidade de passar um pouco do que sei, mas podem ter certeza de que também aprendi muito com vocês!

Professora Nilzinha

0 comentários:

Postar um comentário