sexta-feira, 20 de julho de 2012

Paraíso faz campanha inédita no JOJU 2012



S.S.Paraíso: Entre os dias 11 e 15 de julho a cidade de Poços de Caldas foi palco para as finais de uma das maiores competições do interior de Minas Gerais, o JOJU, Jogos da Juventude do Sul e Sudoeste de Minas Gerais. As finais das modalidades esportivas de quadra é disputada por atletas com até 17 anos completos em 2012, e contou com a participação de mais de 40 municípios do Sul e Sudoeste de Minas.
No ano de 2012 São Sebastião do Paraíso conseguiu chegar às finais com as seis equipes do município que estava inscritas na competição. Esta é a maior delegação que a cidade já conseguiu levar para as finais de uma edição da competição, sendo aproximadamente 80 pessoas, entre atletas e comissão técnica, das modalidades Basquetebol Masculino, Vôlei Feminino, Handebol Masculino, Handebol Feminino, Futsal Masculino e Futsal Feminino.
São oito equipes de cada modalidade que se classificam para a fase final da competição, após passarem pela fase de Classificação e Pré Jogos. As oito equipes são divididas em dois grupos de quatro equipes cada, onde as equipes jogam entre si, no sistema todos contra todos, sendo três jogos para cada equipe, de onde classificam-se para as semifinais as duas equipes melhores colocadas de cada grupo.
Na fase de classificação para as semifinais as equipes paraisenses atingiram uma marca jamais alcançada pela cidade, levando cinco de suas seis equipes para as semifinais da competição. As equipes de basquete masculino, futsal masculino, handebol feminino e handebol masculino garantiram suas vagas nas semifinais já no segundo jogo, deixando o último jogo apenas para definir posição dentro do grupo. Já o futsal feminino teve um pouco mais de dificuldade para garantir sua vaga, mas se garantiu vencendo a terceira partida.
O basquete masculino garantiu sua vaga para as semifinais após três vitórias consecutivas sobre Perdões, Três Pontas e São Lourenço, todas com vantagem considerável sobre as equipes adversárias. Nas semifinais os paraisenses jogaram contra os donos da casa, Poços de Caldas, dentro da Associação Atlética Caldense, uma das mais tradicionais equipes do JOJU, e sob a pressão da torcida que compareceu em massa Paraíso venceu a Caldense por dez pontos de diferença, chegando à final contra a experiente equipe de Varginha. Na final, como já era de se esperar devido à rivalidade entre as equipes, o jogo foi marcado pela disputa acirrada, disputada ponto a ponto. Apesar da persistência e vontade dos paraisenses, a equipe de Varginha levou a melhor vencendo a partida por oito pontos de diferença.
A campanha para a classificação para as semifinais do handebol feminino foi composta por duas vitórias, sobre as equipes de São Lourenço e Poços de Caldas, sobre quem as meninas fizeram ótimos jogos com placares largos, e uma derrota para a equipe de Andradas por apenas um gol de diferença na terceira partida, se classificando para as semifinais como segundo do grupo. Nas semifinais as meninas paraisenses jogaram contra a já conhecida equipe de campestre, que acabou levando a melhor sobre Paraíso vencendo a partida por sete gols. Na disputa de terceiro e quarto lugares Paraíso voltou a jogar contra Andradas, que novamente levou a melhor ficando com o terceiro lugar e as paraisenses com o quarto lugar da competição.
O handebol masculino fez campanha invicta durante a fase classificatória, alcançando três vitórias sobre Poços de Caldas, Varginha e São Lourenço, se classificando como primeiro do grupo. Nas semifinais a equipe jogou contra a equipe de Muzambinho, levando a melhor novamente, chegando à final sem perder nenhuma partida. Na final a equipe jogou novamente contra a equipe de São Lourenço, mas dessa vez eles levaram a melhor e o título, vencendo a partida pro três gols de diferença.
A campanha mais complicada de classificação foi para a equipe de futsal feminino, que estreou na competição com uma derrota para a equipe até então atual campeã da competição, São Lourenço. Na segunda partida as garotas se recuperaram e venceram as donas da casa, Poços de Caldas, indo para o terceiro jogo com a responsabilidade de empatar ou ganhar da equipe de três pontas. E com a vitória sobre Três Pontas as garotas foram para as semifinais contra Passos, que venceu a partida, deixando para Paraíso a disputa de terceiro e quarto lugar. Na disputa a equipe jogou contra Varginha que ficou com o terceiro lugar deixando Paraíso com a quarta colocação.
O futsal masculino fez campanha única não perdendo nenhuma partida em tempo regulamentar durante a competição. A equipe fez campanha invicta durante a fase de classificação, vencendo Paraguaçu, Baependi e Campestre, chegando à semifinal contra a equipe de Machado. Na semifinal novamente a equipe venceu com facilidade a partida e chegou à final com uma média de oito gols por jogo. A final da modalidade foi contra a equipe anfitriã, Poços de Caldas, com quem Paraíso fez uma partida muito acirrada. Já no começo da partida os donos da casa abriram dois gols de diferença, logo Paraíso diminuiu, mas não foi o suficiente para Poços que fez o terceiro gol. No segundo tempo Paraíso teve que correr atrás do resultado, diminuindo para 2x1, e no último minuto de jogo os paraisenses empataram a partida levando o jogo para a prorrogação.
Como o empate prosseguiu na prorrogação o jogo foi para a disputa de pênaltis para definir o campeão da modalidade em 2012. Na cobrança dos pênaltis os donos da casa levaram a melhor, convertendo os convertendo os cinco gols, contra quatro gols da equipe paraisense.
Pela primeira vez Paraíso conseguiu chegar com cinco de suas equipe simultâneas às semifinais de uma edição do JOJU. E com os pontos alcançados pelas equipes paraisenses durante as finais das modalidades de quadra, somados aos pontos conquistados pelas equipes de natação e atletismo, em outra fase da competição, São Sebastião do Paraíso alcançou 64 pontos no Ranking Geral do JOJU, ficando com a 4ª Colocação, atrás de Varginha, com 117 pontos, Poços de Caldas, com 106 pontos e São Lourenço, com 69 pontos.
Com o encerramento do JOJU as equipes voltam às competições da ligas regionais de cada modalidade, mas já com o foco no JOJUNINHO, competição para a categoria sub 15, que acontece no segundo semestre.

0 comentários:

Postar um comentário