quarta-feira, 4 de julho de 2012

Balaio Mineiro Uai em Monte Santo prova que é possível gerar renda através do potencial artístico de nosso povo e da sustentabilidade





S.S.Paraíso: O “Balaio Mineiro Uai” é uma Federação de associações de artesãos e produtos caseiros do sul e sudoeste de Minas Gerais. Onde 15 cidades da região participam de forma itinerante, com muitos artesãos apresentando os mais variados tipos de produtos. Hoje, compõem o “Balaio Mineiro Uai”: Arceburgo, Botelhos, Cabo Verde, Capitólio, Carmo do Rio Claro,  Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Monte Santo de Minas, Paraguaçu, Poços de Caldas, Pratápolis, Passos, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino.
    A proposta de participar dessa ampla alternativa de geração de renda e emprego através do artesanato surgiu com o anseio da Secretaria de Educação e Cultura, que contratou a Sra. Maria Celeste Marcelino para conduzir a empreitada de inserir Monte Santo de Minas no circuito turístico artesanal do sul-sudoeste de Minas. Para que esse sonho se tornasse realidade a Equipe do Espaço Cidadão das Artes, juntamente com a Dona Maria Celeste patrocinaram importantes reuniões de esclarecimento e conscientização, no intuito de reunir a classe artesã de nossa cidade e constituir uma personalidade jurídica que possibilitasse não só a organização da nossa produção artístico artesanal, como a inclusão de nosso município no Balaio Mineiro. Nasceu então a CRIART -  A Associação dos Artesãos de Monte Santo de Minas.
    Hoje, é a brava equipe da CRIART, cuja presidente é a Dona Maria Celeste, que coordena com maestria toda essa magnífica e inovadora oportunidade de renda para os artesãos de nossa cidade, bem como cuidam do controle de qualidade, escolha do material, aperfeiçoamento profissionalizante, organização de eventos, controle de custos e preços, fluxo de caixa e outras coisa mais. Com total e irrestrito suporte da Prefeitura Municipal a CRIART possui uma estrutura de incentivo e logística de nível profissional e hoje possui condições de participar de todas as feiras que o Balaio faz no eixo Minas - São Paulo. Foi a CRIART que organizou a exposição do Balaio Mineiro Uai em nossa cidade e toda a organização funcional envolvida.
O diretor de Esporte André Barbosa de Oliveira, também coordenador do Espaço Cidadão das Artes de Desenvolvimento Sociocultural e de Turismo nos afirmou que esse trabalho é a prova mais contundente da história de nossa cidade de como a parceria de uma entidade representativa do terceiro setor com o poder público, munidos de muita boa vontade, união e dedicação, dão resultados à curto e médio prazo, pois faz somente um ano que o nosso trabalho se iniciou. A Secretária de Educação Lilinha Flauzino ratifica dizendo que é uma questão de honra para a sua Secretaria e para o Prefeito Militão Paulino de Paiva garantir que essa ferramenta poderosa de socialização e cidadania, que a CRIART representa, possa se expandir e abranger uma fatia expressiva de pessoas de nossa comunidade, trazendo novas perspectivas de renda e um futuro mais digno e próspero para as artesãs e o artesãos monte-santensses, sem qualquer partidarismo ou tendencionismo político. “O crescimento economicamente sustentável através da ecologia e da produção artesanal é uma necessidade mundial, porque Monte Santo ficaria de fora dessa nova realidade? É por esse motivo que investimos em projetos como o Espaço Cidadão das Artes e a CRIART”, atesta a Secretária de Educação e Cultura.
    A feira foi um tremendo sucesso e todas as cidades ficaram encantadas com a organização e felizes com o faturamento, já que as vendas superaram as expectativas. A Prefeitura garantiu que os participantes recebessem toda a atenção merecida para que seus trabalhos fluíssem com conforto, dignidade e alegria. Monte Santo ganha em qualidade e dá exemplo à população de como a união é necessária e realmente faz a força. Parabéns às artesãs e artesãos de nossa cidade.

0 comentários:

Postar um comentário