quarta-feira, 4 de julho de 2012

10 dicas para fugir da alergia e do resfriado no inverno


A chegada do inverno significa o agravamento de diversas doenças: tanto as crônicas (alergias e asma), quando as ocasionais (como gripe, resfriados, etc). Por isso mesmo, os cuidados com a saúde devem ser redobrados nessa época do ano. Para esse fim, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo apresentou algumas dicas que ajudam a evitar ter problemas respiratórios durante o inverno.
Siga as indicações e mantenha a saúde no frio:
1.    Fique atento às mudanças de temperatura. Com temperaturas baixas, costumamos nos agasalhar excessivamente e, quando entramos em ambientes fechados (no trabalho, em casa, em restaurantes), ficamos com calor e tiramos todas as camadas de tecido do corpo. Contudo, cuidado:  continua frio lá fora, e quando sairmos desses ambientes a brusca queda de temperatura facilitará a ocorrência de doenças. Não se esqueça nunca de se agasalhar antes de sair.
2.    Ingerir líquidos quentes durante o dia (como chá, café e chocolate quente) ajuda a manter o corpo aquecido, apenas tome cuidado com o excesso deles.
3.    Mantenha a higiene, principalmente dentro de casa. Limpe tudo com regularidade para evitar o acúmulo de poeira, que é prejudicial para quem sofre de asma, rinite e outras doenças respiratórias.
4.    Banhos com água muito quente provocam o ressecamento da pele. O mais indicado é banhar-se com água de morna para quente.
5.    Ar condicionado quente ou frio resseca o ambiente e “espalha” no ar bactérias e vírus (inclusive os da gripe). Melhor evitar.
6.    Os alérgicos devem ficar atentos a cobertores e roupas que soltam pelos. Procurem substituí-los por mantas de tecido sintético ou algodão. Isso pode auxiliar na prevenção de rinites e outros quadros alérgicos.
7.    Antes de tirar do armário cobertores, mantas e blusas de lã que estavam guardados durante todo o verão, não se esqueça de lavá-los e deixá-los secando ao sol. Isso reduz a ocorrência de sintomas da alergia e de outras doenças respiratórias. Outra alternativa é envolvê-los em plástico e deixá-los 24 horas no freezer antes de usar. O frio intenso do gelo mata os ácaros, que irritam a asma e a rinite. Depois, deixe-os ao sol para reaquecer.
8.    Pacientes com antecedentes de asma, rinite e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) podem ter crises nesta época. É importante procurar um médico e seguir suas recomendações.
9.    Cuidado com o sol. Por não ser mais verão e estar frio, muitas pessoas se esquecem de que o sol em excesso é prejudicial à pele. Não deixe nunca de lado os protetores solares.
10.    Preste atenção às crianças na cozinha. Por ser um ambiente quente na casa, a criançada prefere brincar nesse local, mas isso é algo que deve ser evitado, já que acidentes com líquidos e panelas quentes são muito frequentes e muito graves. Em caso de queimadura a orientação é buscar atendimento médico imediatamente.
Fonte: br.mulher.yahoo.com

0 comentários:

Postar um comentário