quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Ser chique é ser consciente!

Há alguns dias, recebi por e-mail uma crônica escrita por Glória Kalil relatando o que é ser chique. Muito interessante! Aliás, como tudo o que ela escreve!
“O que faz uma pessoa chique não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta perante a vida”. Com essa frase ela resume, ou define, o que é ser chique. Mas, na sua crônica, ela ainda cita diferentes formas de comportamentos que fazem uma pessoa ser “chique”, como: ser discreto, não contar vantagens, ter brilho próprio,  lembrar-se  dos aniversários dos amigos etc.
Mas o que mais me chamou atenção foi quando ela disse: “É evitar se deixar levar pela mania nacional de jogar lixo na rua.” Achei que foi muito bem pontuado! Infelizmente, ainda não temos alguns hábitos que poderiam fazer a diferença para o nosso planeta, que pode sucumbir sob uma montanha de lixo. Quando digo “lixo”, não estou me referindo à casca de banana jogada displicentemente, ou ao folheto que já foi lido e descartado na sarjeta. Esse é o lixo que não é lixo, ou seja, ele suja, mas não polui! 
O que é preocupante mesmo é aquele lixo que permanecerá por muitos anos poluindo nosso planeta! E essa preocupação deveria acontecer dentro de cada lar, ou seja, os pais deveriam acrescentar na educação dos filhos a conscientização a respeito do lixo. Ensinar a criança, desde o momento que ela começa a entender, que existe um lixo que não é lixo, ou seja, se ele for para o meio ambiente, só vai causar prejuízos. Mas se ele tiver um destino certo _ a reciclagem_ ele se transformará e pode gerar uma fonte de economia.
Mas nem tudo está perdido, e nem todas as notícias são ruins! Diante das catástrofes de enchentes provocadas pelas chuvas, fizeram com que “os cariocas se engajassem no mutirão mundial de limpeza, representado no Brasil pelo movimento Limpa Brasil Let’s do It! O projeto chegou ao país pela organização não governamental Atitude Brasil, com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O Rio de Janeiro foi escolhido entre as sete maiores cidades brasileiras para dar início hoje ao movimento de limpeza de ruas e praças no país”.(Jornal Correio do Brasil. Reportagem de Alana Gandra)
Pois é, vamos ser chiques! Vamos conscientizar nossos filhos da necessidade de reciclar, de reaproveitar, de economizar, de usar a lixeira, de separar o lixo que não é lixo... Enfim, vamos ensinar nossos filhos a “salvar” esse nosso planeta enquanto é tempo! 

Professora Nilzinha

0 comentários:

Postar um comentário