quinta-feira, 25 de agosto de 2011

JFP FOR WOMAN - Mitos e verdades sobre o câncer de mama


Desinformação a respeito das causas da doença pode comprometer
o diagnóstico precoce e o tratamento, tire suas dúvidas sobre o assunto


O câncer de mama está no ranking das doenças que mais matam mulheres em todo o mundo e a segunda causa de morte por tumores no Brasil. Um fator que ajudar a piorar este quadro é a desinformação a respeito da doença.
Alguns dos questionamentos que as mulheres têm a respeito das causas do câncer de mama não passam de mitos. Por isso, esclarecer todas as dúvidas é um dos caminhos para colaborar com o diagnóstico precoce e o tratamento da doença.
Os tumores malignos, como o câncer de mama, crescem rapidamente, sem dor e quase não apresentam sintomas em sua fase inicial.
Portanto, o diagnóstico precoce é a grande arma que as mulheres têm nas mãos. Ou seja, quanto antes for descoberto, mais fácil e rápido o câncer de mama pode ser curado.
Conheça agora os principais mitos e verdades sobre as causas do câncer de mama:
Mitos
Boa parte das informações sobre o câncer de mama que circulam por aí não correspondem à realidade e não têm fundamentação científica. As crenças mais comuns sobre o câncer de mama são as seguintes:
•O estresse é um dos causadores da doença;
•Quem não tem histórico familiar está livre da doença;
•O implante de próteses de silicone aumenta as chances do câncer aparecer;
•O aborto, ainda que espontâneo, eleva o risco de ter câncer de mama;
•Ingerir alimentos com agrotóxicos causa câncer de mama;
•Os desodorantes antitranspirantes provocam câncer;
•Não se deve usar sutiã com aro metálico no bojo para evitar o câncer nos seios;
Verdades
É importante lembrar que as visitas ao ginecologista são extremamente importantes paraprevenir o câncer de mama e que ao notar nódulos ou qualquer outra alteração nas mamas, a mulher deve procurar imediatamente o médico. Também é preciso ficar atenta aos fatores de risco do surgimento doença:
•Casos de câncer de mama na família, principalmente se o parentesco for de primeiro grau (mãe, irmã), colocam a mulher no grupo de risco;
•O câncer de mama está associado à idade, ou seja, quanto maior a idade, maior a chance de desenvolver a doença;
•A mamografia é a principal forma de diagnóstico precoce da doença e deve ser feita anualmente para detectar tumores;
•Quem menstrua muito cedo ou tem menopausa tardia (após os 50 anos) tem maior probabilidade de desenvolver câncer nas mamas;
•Gestações após os 30 anos e não ter tido filhos também ampliam os riscos;
•O excesso de peso deixa a mulher mais suscetível à doença;
•A falta de vitamina D no organismo pode aumentar as chances do surgimento do câncer de mama;
•A ingestão regular de álcool e o vício do cigarro tornam maiores as chances de ter a doença.

Alimentos que combatem o câncer de mama

Saiba como montar um cardápio recheado de alimentos que são verdadeiras armas no combate à doença

Pequenas mudanças na rotina trazem vários benefícios para a saúde feminina e podem combater diversas doenças. E essa transformação pode começar pelos hábitos alimentares. Estudos comprovam que seguir uma dieta equilibrada com alimentos que possuem propriedades anticancerígenas ajuda a prevenir o câncer de mama, a doença que mais mata mulheres no Brasil.
O cardápio da alimentação para combater o câncer de mama é variado e traz alimentos que além de saudáveis são também saborosos. O ideal é ter um dieta equilibrada e rica em fontes de proteínas magras, laticínios com baixo teor de gordura, peixes, queijos magros, grãos e muitas frutas, verduras e legumes.
O consumo da soja é muito importante paraevitar o câncer de mama. As propriedades deste grão são ligadas à isoflavona, um componente químico que imita a atuação do estrogênio, hormônio feminino responsável por prolongar o ciclo menstrual. Quanto menos ciclos menstruais a mulher tiver ao longo da vida, menor a chance de desenvolver o câncer de mama.
Sempre que possível, inclua no prato couve-flor, repolho, couve e principalmente brócolis. São os chamados alimentos crucíferos, que apresentam grande quantidade de sulforafano, um composto que estimula as enzimas protetoras do organismo e elimina as substâncias químicas causadoras do câncer.
O azeite de oliva extra-virgem também se destaca na lista dos alimentos que combatem o câncer de mama. Os antioxidantes contidos no azeite ajudam a evitar a degradação das células e diminuem a incidência de formação de tumores. O recomendado é consumir duas colheres de azeite por dia.
Consuma alho em suas receitas pelo menos uma vez por semana. Os componentes presentes no alho fresco ajudam a impedir a formação de substâncias cancerígenas e só trazem benefícios para a saúde.
O feijão e lentilha também têm o efeito de inibir a chegada de compostos cancerígenos às células. Consuma estes alimentos em saladas, ensopados ou complementando qualquer outra refeição.
Incremente suas receitas com nozes, elas possuem nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios que impedem o desenvolvimento do câncer de mama. Para aproveitar seus benefícios, o ideal é consumir até 28 gramas de nozes por dia.
Além de saber quais alimentos evitam o câncer de mama e não podem faltar na dieta, é preciso saber também quais devem ser consumidos de forma moderada. É o caso das gorduras de origem animal, carnes vermelhas, queijos e seus derivados e alimentos com muitos conservantes.
O consumo do álcool em excesso e o hábito do cigarro são altamente prejudiciais à saúde e estão associados ao aumento do risco do surgimento do câncer de mama, por isso contente-se com o consumo mínimo ou evite essas substâncias.



0 comentários:

Postar um comentário