quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Abertas as inscrições do concurso Público



Arceburgo:  As buscas por estabilidade e por um salário seguro estão mais próximas do cidadão. É que desde o dia 10 de agosto, já estão sendo realizadas as inscrições para o concurso público de Arceburgo. São setenta e quatro vagas oferecidas, para os cargos de professores, motoristas, serventuários gerais, médicos, médicos especialistas agentes de saúde, pedreiro, tratorista, técnicos em manutenção, radiologia, enfermagem e informática, etc. A banca realizadora do concurso é a empresa SEAP, Serviço Especializado em Administração e Projetos Ltda., com sede em Belo Horizonte. Realizadora de vários concursos públicos por todo o país, notadamente no estado mineiro, a SEAP, é a mesma banca que está organizando o concurso público de Monte Santo de Minas. O objetivo do concurso pela Prefeitura Municipal é atender ao preceito constitucional de prover seus funcionários por meio de processo seletivo e substituir funcionários terceirizados e temporários.
Uma Comissão Examinadora formada pelo prefeito, secretários, coordenadores e chefes de seções formularam criteriosamente as vagas a serem preenchidas. As opiniões adversas dessa Comissão refinaram objetivos comuns, pertinentes à administração municipal.
Critérios e sugestões, como limitar o acesso de outros habitantes ao concurso público não foram aceitas, porque teria como consequência a própria negação da igualdade que deve permear constitucionalmente em concursos. A Constituição Federal assegura a acessibilidade dos cargos públicos através dos concursos a todos os brasileiros “que preencham os requisitos estabelecidos em lei”. (Art. 37, l) Não tornar público essa iniciativa foi outra sugestão desacatada pela Comissão Examinadora, dado que a publicidade insuficiente compromete o processo seletivo, vez que suprime direitos dos candidatos excluídos da informação do Edital, impedindo-os de participarem igualitariamente.
Concurso idôneo e transparente 
O concurso será regido pelos princípios da publicidade, competitividade e seletividade. Haverá igualdade de condições com todos os candidatos, especialmente no que se refere ao conteúdo das provas, nos critérios de avaliação e aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para a aprovação. Tudo transcorrerá em prazo hábil e cercado das recomendáveis cautelas, o que o revestirá da necessária legitimidade, legalidade. Em resguardo aos interesses dos portadores de deficiências físicas, especialmente à luz do conteúdo social que virá a atingir; a Prefeitura Municipal atenta às leis reservará parcela proporcional das vagas aos deficientes, como determina a lei.
Edital deve ser lido com atenção 
O edital do concurso público deve ser lido com prestativa atenção. É nele que estará estabelecido o número de vagas, as atribuições do cargo, o período, a forma e os locais de inscrição, a validade do concurso (no máximo dois anos, renovável por igual período), e se haverá ou não curso de formação. No edital estarão claras também as exigências de níveis de escolaridade e formação, o salário oferecido, o valor da inscrição, as fases do processo seletivo e seus prazos para recursos. Os cargos técnicos que exigem conhecimentos específicos para seu desempenho, dada a natureza técnica da função, também constarão no edital. Caso o candidato seja portador de necessidade especial, este deve estar atento ao edital e verificar como e quando solicitar as condições especiais que precisa para realizar as provas.
É a Prefeitura preocupada com o bem público 
Com o concurso público, a Prefeitura Municipal aposta numa Administração apoiada num serviço público com funcionários capacitados e operacionais. A Prefeitura Municipal regulará o estágio probatório do concurso público, justificadamente avaliando as conveniências ou não da permanência dos aprovados, apurando os requisitos funcionais de sua estabilidade: idoneidade moral, aptidão, disciplina, assiduidade, dedicação, eficiência, etc. Para o prefeito Antônio Roberto da Costa, “qualquer administração pública não pode continuar sendo vista com práticas costumeiras e naturais de empregabilidade sem qualquer critério, mérito. O concurso público significa um aprimoramento da prestação dos serviços, pois dá as pessoas qualificadas e capazes à oportunidade de ocuparem cargos e funções públicas por meio da seletividade”, orgulha-se o prefeito.
Maiores informações:
www.seapconcursos.com.br

0 comentários:

Postar um comentário