quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Observando... Que país é esse?


Brasil... que país é esse? *É o país do futebol? *É o país dos projetos? *É o país da Copa? *É o país das Olimpíadas? *É o país da lei Maira da Penha, das diferenças e encantos regionais, das novelas dos canais abertos da TV, das boas e más escolas, das reprovações da OAB, dos projetos para AACD e para Criança Esperança?
Um país que tem como presidente uma mulher e é como diz José Luiz Datena: “O Brasil precisava de uma presidente mulher para mostrar que é um país que tem um presidente macho”.
E por quê? Percebe-se que o Brasil está sendo saqueado, as desigualdades sociais não podem ficar a mercê da corrupção, da desonestidade e de usar o poder público para saquear a saúde, a educação e a fome e necessidade das crianças.
É um país esplendido, de irrigação em vales secos, de riquezas em natura das reservas florestais, dos grandes mananciais de água, de povo na maioria de boa índole, mas, o Brasil, já não é mais o mesmo. Desde Vargas com olhos voltados para o nazismo até agora com os saques em Brasília. Desde Vargas até hoje é um tempo de tirania, às vezes tirania administrativa e às vezes tirania corruptiva. Não há como acordar do pesadelo? Deve haver uma maneira? De repente, ontem ouvi uma frase de Portinari, o grande pintor: “Nós somos como mourões de cerca, só ficamos em pé porque estamos ligados uns aos outros”. Que país é esse? Poderá ser o país da esperança se tivermos muitos mourões.
Cida Heluany
Cidadã monte-santense


0 comentários:

Postar um comentário