quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Projeto AGAPE foi votado e aprovado pela Câmara de Guaranésia


Pastor Igor quando fazia seu pronunciamento na Tribuna Livre



Guaranésia: Na primeira reunião ordinária do mês do Legislativo guaranesiano, realizada na terça-feira, 16 de agosto, às 19h00, foram apresentados vários Projetos de Lei e Indicações de vereadores. Um dos Projetos de Lei que mais chamou atenção da platéia foi o que dispõe que o movimento social AGAPE se torne de utilidade pública. O objetivo é que os componentes do AGAPE encontrem respaldo junto ao município e fique apto a receber a subvenção que é repassada anualmente para as associações da cidade. Atualmente o Projeto AGAPE é mantido com muita dificuldade, através dos esforços de um grupo de abnegados pastores evangélicos. 
Ao final da sessão ordinária, o pastor Igor fez uso da Tribuna Livre. Igor é um dos fundadores da Organização de Pastores de Guaranésia, e em seu relato disse que o Brasil ocupa hoje, em termo mundial, a triste posição de 3º colocado no ranking de consumo de drogas. Argumentou ainda que o perfil do usuário de droga no país mudou aceleradamente nos últimos anos, passando das drogas injetáveis para o consumo do famigerado crack. Emendou sua fala lembrando que em pesquisa realizada deu que o crack é o caos social do momento. Citou que em números de 270 pessoas viciadas, 50% delas têm amigos ou parentes que morreram assassinados em circunstância da droga, além de todos os pesquisados descrever que possuem algum tipo de doença em decorrência deste mau como: 92% dos problemas respiratórios, 84% das doenças cardiovasculares, 75% da depressão ou paranóia, 20% de tentativa de suicídio, 65% de déficit de memória está ligada a esta triste realidade. Para finalizar Igor recorreu ao artigo 196º da Constituição que em sua redação diz que “saúde é direito de todos e dever do estado, garantido diante de políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos”. 
Na sequência fez uso da palavra o pastor Adeilson, da Igreja Assembléia de Deus, comentando que acredita na aprovação deste Projeto de Lei por esta Casa de Leis e, depois disto, o próximo passo do AGAPE é montar uma Casa de Recuperação a estes dependentes, que também será uma casa transitória. O autor do Projeto de Lei é o vereador Diego de Castro, que por motivos particulares não pode participar da sessão.
Na quarta-feira (17/08), às 17h30, a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade Projeto de Lei que declara de Utilidade Pública Municipal o Projeto Ágape. Agora a matéria será encaminhada ao prefeito João Carlos Minchillo para sanção. Diego de Castro agradeceu a todos os vereadores pelo apoio e destacou, que “esta é uma forma de reconhecermos o importante trabalho que o Projeto Ágape realiza em nosso município, agora é o momento do poder público estender a mão ao Projeto Ágape”. 

0 comentários:

Postar um comentário