sexta-feira, 22 de junho de 2012

UPA de Paraíso fortalecerá serviços nas redes de urgência e emergências


S.S.Paraíso: Em fevereiro deste ano uma reunião entre representantes do Ministério da Saúde, Coordenação Estadual de Urgência e Emergência e 16 municípios mineiros, realizada em Brasília, havia definido que São Sebastião do Paraíso será uma das dez cidades do Estado a receber uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os recursos para as obras, orçadas em R$ 2 milhões, serão destinados pelo Ministério da Casa Civil, através do Programa de Aceleração do Desenvolvimento – PAC 2.
     A Rede de Urgência e Emergência é uma parceria do Governo de Minas com o Governo Federal e os Municípios, que visa otimizar e melhorar a qualidade dos serviços para as pessoas que necessitam de agilidade no atendimento médico. As UPAs, como componentes desta Rede, funcionam como intermediárias entre as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais, o que possibilitará um atendimento de urgência e emergência ampliado.
     A Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) – a ser construída em Varginha, que é parte da Rede de Urgência e Emergência, assim como a UPA, está com funcionamento previsto para setembro de 2012, e oferecerá cobertura a 153 municípios que compõem a Macrorregião Sul do Estado de Minas Gerais, totalizando uma população de 2,6 milhões de habitantes, aproximadamente.
     A estrutura do Samu Regional em questão está composta de 34 ambulâncias USB (Unidades de Suporte Básico), com um técnico em enfermagem e um condutor socorrista, cada, além das oito ambulâncias USA (Unidades de Suporte Avançado) que são compostas por um médico, um enfermeiro e um condutor socorrista, cada.
     Conforme a Secretaria de Estado de Saúde, a implantação é parte de uma estrutura que veio para aumentar a resolutividade na saúde da região, além dos aspectos inovadores na gestão, racionalidade econômica, com qualidade e relevante modelo de construção. O secretário Antônio Jorge de Souza Marques anunciou, que serão inauguradas, em Minas, até o final de 2012, 16 novas Unidades de Pronto Atendimento.
     “Nenhum ponto isolado resolve os problemas do cidadão, por isso o sistema em rede: preservar o modelo de gestão clínica, classificação de risco, por meio do Protocolo de Manchester, mantendo a hegemonia dos prefeitos no desenho da rede, em uma visão horizontal. Esta grande frente de trabalho entre União, Estado e município só vem a fortalecer esta que é a maior rede de Urgência e Emergência de Minas”, afirmou.
     O secretário Antônio Jorge enfatizou o momento da inauguração como “uma sensação de otimismo e felicidade, pois é a parte de uma estrutura que veio para aumentar a resolutividade na saúde da região, além dos aspectos inovadores na gestão, racionalidade econômica, com qualidade e relevante modelo de construção”.
     O município já teve lei aprovada pela Câmara aprovada permitindo adesão ao Cisgem (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sul de Minas Gerais), com sede em Varginha que possibilita a chegada do SAMU à região. Inicialmente Paraíso foi contemplada com uma UPA porte 1 que atende municípios com até 100 mil habitantes. No entanto, o fato de receber pacientes de outras cidades da microrregião, fez com que o Estado decidisse que a cidade deveria ser agraciada com uma unidade de porte 2, para até 200 mil habitantes. A implantação da unidade passará pelo processo de escolha de um local para a sua instalação situação que já vem sendo analisada pela administração municipal.
texto: Roberto Nogueira

0 comentários:

Postar um comentário