sexta-feira, 22 de junho de 2012

Diretoras e alunos das Escolas Estaduais de Monte Santo recebem homenagem na Assembléia Legislativa de Minas Gerais







Monte Santo: A Assembléia Legislativa de Minas Gerais homenageou, na quarta-feira dia 13/06/2012, cidades e escolas públicas mineiras que se destacaram na avaliação da Prova Brasil do MEC, ranking feito pela ONG Todos pela Educação. O exame mede os conhecimentos dos alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. As escolas de Monte Santo de Minas conseguiram o 4º lugar no ranking das melhores escolas públicas de ensino fundamental, e isto não é pouca coisa, se lembrar que foram avaliados 5.565 municípios de todo o Brasil. Este 4º lugar foi destaque em vários meios de comunicação do Brasil e em uma matéria especial na revista Veja destacando as melhores escolas do país. A Prova Brasil que serviu de base para este ranking foi realizada em 2009, onde a E.E. “Dr. Wenceslau Braz” participou com 216 alunos; a E. E. Américo de Paiva com 35 e a E.E. de Milagre com 40.
    A educação sempre foi e sempre será o melhor caminho para uma sociedade melhor e mais justa e este 4º lugar mostra que nossas escolas Wenceslau Braz, Américo de Paiva e Estadual de Milagre estão no caminho certo. “O segredo para o bom resultado é mais simples do que se pensa, basta ter seriedade, compromisso e um grande amor pelo ato de educar”, disse a diretora Rosana. Também interpelada sobre o segredo da melhoria nos índices escolares, a diretora da octogenária Escola Estadual Américo de Paiva, Maria Antônia Ramalho, de Monte Santo de Minas, disse que a fórmula é simples: “é uma combinação de gestor presente, professor ensinando bem, dedicação e adesão dos alunos aos projetos e empenho dos pais”, resumiu. “Aplicamos simulados constantemente, e bimestralmente fazemos provões com base nos programas de avaliação da Educação Básica. Toda semana também tem hora de leitura, que vai de quadrinhos a jornais. São essas, dentre outras iniciativas, que vão fazendo a diferença”, revelou a gestora.
     Para a solenidade na Assembléia Legislativa, cada escola levou um número de alunos correspondente aos que fizeram a prova Brasil em 2009: WB – 19 alunos; AP – 8 alunos e Milagre – 8 alunos. Os alunos foram acompanhados pelas diretoras e professoras de suas escolas. Todos foram recepcionados no SESC da cidade de Venda Nova, onde tiveram refeição e estada em chalés muito confortáveis. O lugar, enorme, era muito bonito e os alunos, apesar do pouco tempo livre, puderam se divertir e fazer novos amigos.
      Já na Assembléia Legislativa todos foram muito bem recepcionados e os alunos, junto com seus professores, sentaram-se no Salão do Plenário para assistirem confortavelmente toda a cerimônia. Vários deputados elogiaram os esforços das escolas pela melhoria da educação, enaltecendo o trabalho realizado nas escolas que se destacaram na Prova Brasil.
      A Secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Gazzola, destacou que todos os resultados derivam de uma política educacional, a qual valoriza o magistério, mesmo reconhecendo que ainda há muito a avançar em termos de valorização profissional e que o trabalho dos professores muito tem feito para elevar Minas Gerais nos melhores lugares da educação do Brasil. Disse, também, que a educação é uma atividade que necessita da participação de todos, pois uma sociedade só pode se considerar civilizada quando atingiu um patamar de direitos, entre eles o direito à educação. Aos alunos, ela disse que a escola só existe em função deles, para atendê-los da melhor maneira.
     O deputado Dinis Pinheiro, presidente da ALMG, disse aos alunos, pais, professores e diretores que estes elevaram o nome de nosso Estado no cenário nacional, conseguindo comprovar a frase do educador Paulo Freire, que afirmou que “os homens se educam em comunhão”.
     O deputado Carlin Moura comparou o sistema educacional a uma orquestra, homenageando primeiramente os maestros, os diretores de escola. Parabenizou os professores: sem eles não haveria juízes, advogados, médicos. Aos alunos, Carlin disse: “Afinem seus instrumentos, só isso vai lhes propiciar o conhecimento, o maior patrimônio que todos nós temos.”
     As diretoras, Rosana - E.E. “Dr. Wenceslau Braz”, Marly - E.E. de Milagre e Toninha - E.E. Américo de Paiva, além das belas palavras proferidas pelos deputados e pela Secretária Ana Lúcia, receberam uma placa de prata em homenagem ao trabalho realizado em suas escolas. Não há dúvida: elas são guerreiras e têm conseguido fazer um trabalho excelente frente as escolas que dirigem!

0 comentários:

Postar um comentário