sexta-feira, 22 de junho de 2012

Festa de São João Batista é o ápice das comemorações do aniversário de Arceburgo

Na barraca principal tem show musical ao vivo e bingo
No entorno da praça são espalhadas barracas para o deleite dos visitantes
A alvorada, no raiar do dia, com a Banda Musical Santa Bárbara
Arceburgo: Aberta no dia 15 último, com direito a alvorada as 05h00 da manhã com a presença da Banda de Música Santa Bárbara, de Guaranésia, a tradicional Festa de São João Batista, padroeiro da cidade, manifesta a rica história cultural de Arceburgo, através de músicas, barracas espalhadas pela praça, bingo e com uma gastronomia típica o evento reúne todos os anos centenas de turistas. Além da população local, o visitante encontra diversão em todas as noites de festa. Muito concorrida, a festa, que já é uma tradição da cidade e região, desde o último dia 15 tem recebido a participação de centenas de pessoas que vão à busca de diversão e de entrosamento pessoal no bate papo que acontece no interior da barraca principal.
O encerramento da festa se dará neste domingo próximo, 24, dia do aniversário de Arceburgo, que estará comemorando 119 anos de fundação. Porém, na véspera, dia 23, às 20h00 acontece o levantamento do mastro e a benção da fogueira. Mas, o ápice da Festa de São João Batista ocorre mesmo no dia 24, quando os arceburguenses acordam com o som da Banda de Música Santa Bárbara no raiar do dia. Às 15h00 tem missa seguida de procissão em louvor a São João Batista e as 20h00 acontece o tradicional show pirotécnico (queima de fogos de artifícios), patrocinado pela Prefeitura Municipal.
O prefeito Toninho da Bolsa não tem medido esforços para proporcionar, cada vez mais, alegria e lazer para os arceburguenses, além de manter e incentivar todos os aspectos culturais, estabelecendo, inclusive, através de Lei Municipal (Lei Municipal 1.572/2010) normas de proteção do patrimônio cultural do município de Arceburgo. Ainda nesta esteira, o prefeito arceburguense, através do Decreto 124/2010, transformou a Festa de São João Batista como Patrimônio Histórico e Cultural do Município, incluindo-a no IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais -. “É uma grande emoção participar desta linda festa, creio que durante estes 8 anos do meu governo procurei atender a todos os anseios e reivindicações, que se faziam necessárias para a realização da festa. Espero fechar esta festa com chave de ouro”, disse Toninho da Bolsa ao encerrar.

0 comentários:

Postar um comentário