sexta-feira, 22 de junho de 2012

O que é porcelanato?


Monte Santo: O que é porcelanato?
    É um revestimento cerâmico feito a partir de argila e minerais, com grande resistência e baixíssima absorção. O nome vem da porcelana por dois motivos: pelo aspecto estético e por sua semelhança técnica.
Tipos de porcelanato: Natural, acetinado (semi brilho), polido e esmaltado.
    Diferença entre piso e porcelanato:
    A principal diferença está na absorção de água. Os pisos cerâmicos apresentam absorção de água entre 0,5% a 6%. Já os porcelanatos alguns apresentam absorção de água menor que 0,1%.
    Através do processo produtivo se consegue baixa absorção de água, alta resistência mecânica;
Possibilita a alta resistência à abrasão, suportando tráfego intenso de pessoas e veículos; alta resistência ao gelo, podendo ser utilizado em locais muito Frios como frigoríficos;
Maior durabilidade do brilho menos suscetível a manchas.
    Diferença entre porcelanato e cerâmica
    A cerâmica tradicional é composta de uma mistura de argilas que passa pelos processos de prensagem e é queimada a até 1.150 °C (graus celsius). Depois da prensa, as placas são secas e podem receber esmalte (decoração).
    Já o porcelanato tem materiais mais nobres como o feldspato,( rocha que não contém minério) e são queimados a temperaturas superiores a 1.200 °C.
     Existem dois tipos de Porcelanato no mercado, Porcelanato Técnico e Porcelanato Esmaltado.
    - Técnico: É aquele que recebe a decoração e a cor na própria massa através de corantes, corantes micronizados, sais solúveis, entre outros;
Porcelanato Técnico = Absorção de água ≤ 0,10%
    - Esmaltado: É uma massa única que recebe sua cor através da esmaltação e decoração. Desta forma, todo material que contenha esmalte na superfície terá PEI, definido pelo fabricante, em conformidade com as Normas Técnicas ABNT NBR 15.463.
Porcelanato Esmaltado = Absorção de água ≤ 0,50%
    Cerâmicas
    Para usar esse material em cozinhas ou em banheiros, por exemplo, é preciso Verificar o coeficiente de atrito (marcado na embalagem), que mede a resistência ao escorregamento. Quanto maior ele for, mais rugoso é o revestimento.
    Em locais internos sujeitos ao contato com água, a norma brasileira recomenda coeficiente de atrito igual ou maior que 0,4. Em áreas externas molhadas com rampa, prefira cerâmicas com coeficiente de atrito superior a 0,8.
    Para que cerâmicas ou porcelanatos sejam duráveis, a escolha tem de ser adequada às solicitações de uso do local. Quanto maior o formato da placa, mais atenção ao nivelamento da base. Em geral, a massa deve ter traço de 3:1 (três partes de areia e uma de cimento) para ficar com uma consistência média, nem pastosa nem arenosa. No caso de retirada de revestimento antigo, faça a regularização com areia, cimento e adesivo para chapisco Bianco.
    Para assentar e rejuntar as peças, na hora de escolher as argamassas, é indispensável seguir as recomendações do fabricante. Para o rejunte, eleja produtos impermeáveis e antifúngicos, especialmente em áreas como o banheiro. E para colocar o porcelanato, em geral, arquitetos e engenheiros que usam cerâmicas conhecem instaladores experientes. Ou alguns revendedores sempre indicam colocadores especializados.
Fonte: http://www.blogdomenorpreco.com.br/tudo-sobre-porcelanatos

0 comentários:

Postar um comentário