quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Observando... o 12 de dezembro

12 de dezembro!!! Daqui 12 dias é Natal, a comemoração do menino Deus em Seu Nascimento. Quanta coisa maravilhosa tem ocorrido nestes dias. – Chuva para salvar verduras e plantações. – Na Rússia depois de um longo tempo o povo sai às ruas para contestar e reclamar seus direitos a uma democracia justa. – O mundo ajuda o povo sírio e boicota seu ditador. – Nossa presidente estava encantadora na posse da presidente da Argentina. – A maioria do mundo se prepara para abraçar e ser abraçada no final do ano. – Despedida do 3º Colegial aqui em casa, com muita alegria, respeito e amor. – E as redações continuam alertando para a realidade brasileira. 
Desta vez Mariana Castejón, José Luiz e Ronei do 2º Colegial vão falar de um Brasil rumo ao desenvolvimento.
Um país rumo ao desenvolvimento 
Brasil: quinto maior país em extensão, membro do Mercosul, integrante dos BRICs ao lado da Rússia, Índia, China e atualmente África do Sul. Por essa descrição, vê-se que o Brasil vem se destacando no mundo moderno, mesmo com todas as suas dificuldades e problemas.
Mesmo apresentando um índice altíssimo de violência, muitos casos de corrupção, desvios de verbas, grande desigualdade social, educação precária, grande concentração de renda nas elites e falta de infraestrutura pública, o Brasil vem se destacando entre os países emergentes, graças ao desenvolvimento da economia, implantação de novas tecnologias, tanto na produção quanto nos mercados interno e externo, além da abertura do mesmo ao capital estrangeiro e a acordos formados com países vizinhos. Além disso, o Brasil tem se esforçado para melhorar sua infraestrutura interna, com a criação de novas áreas profissionalizantes, planos de ajuda às famílias necessitadas, como os programas Fome Zero e bolsa Família, e planos de reabilitação social.
O Brasil tem mostrado disposição para combater problemas sociais e crescer cada vez mais rumo a um desenvolvimento comparável àquele das grandes potências desenvolvidas. Isto poderá ser conseguido, por exemplo, através do índice decrescente de analfabetismo, nível crescente de pessoas alfabetizadas, políticas para a melhoria do bem-estar social, planos na terceira idade e também no número de imigrações para as grandes áreas desenvolvidas do Brasil.
A zona franca de Manaus vem despontando no mercado estrangeiro devido ao grande número de produção e exportações. A descoberta do pré-sal vai possibilitar o grande crescimento econômico, abrindo um leque de oportunidades, que com uma boa administração, poderá sanar várias problemáticas do Brasil. Condições não faltam para que o Brasil desponte entre as grandes potências.
Mariana Castejón, José Luiz e Ronei Silveira – 2º Colegial da Escola Degraus
Obs.:- A redação da edição anterior foi de autoria da Bianca e também da Aline. Desculpe Aline, você é ótima!
Cida Heluany - Cidadã monte-santense


0 comentários:

Postar um comentário