quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Comitê Municipal de Combate a Dengue realiza balanço final



S.S.do Paraíso:         O Comitê Municipal de Combate a Dengue realizou uma reunião na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Anexo I), com todos os membros e parceiros presentes para encerramento das ações de 2011 e planejamento do ano de 2012. O encontro aconteceu no dia 7 de dezembro.
     De acordo com o coordenador de Zoonoses, Gustavo Bernadino, foram realizados 14 mutirões no ano, sendo um total de 74 caminhões e destes 26 foram de materiais recicláveis que foram encaminhados para a Associação dos Coletadores de Material Reciclável de Paraíso (Acomarp), 14 de pneus enviados para o Ecoponto e 34 caminhões  de materiais não recicláveis destinados ao lixão municipal.
     Os números oficiais de casos positivos ficaram 61 em 2010 contra 51 em 2011, ressaltando que os dados de 2011 foram coletados até o dia 8 de novembro. Em relação ao número de bloqueios, Gustavo comentou que foram necessários 180 durante o ano. “Quando existe suspeita de caso de dengue, elencamos uma equipe para fazer o bloqueio, através da fumaça que sai da bomba costal. Esse bloqueio deve atingir um raio de 400 metros do local onde está o suposto caso positivo de dengue, tudo isso pensando na prevenção da doença”, explica Gustavo.
     Ele aproveitou e parabenizou toda a equipe de combate a endemias pelo bom desempenho, que evitou os números assustadores que estavam previstos para esse ano. Agradeceu também o apoio e colaboração do comitê e dos parceiros que enfrentaram esse desafio unidos e focados na prevenção a dengue.
     O secretário municipal de saúde e também presidente do comitê, Marcos Rogério de Paula Oliveira, elogiou a conduta da equipe durante 2011 e também parabenizou a todos pelo eficiente trabalho desenvolvido. “Fico muito feliz pelo empenho de vocês e, principalmente, por terem abraçado a causa e junto com os agentes de combate a dengue, enfrentaram a epidemia que estava prevista. Felizmente ela (a epidemia) não aconteceu, graças aos agentes, ao comitê e também a população, que nos recebeu de portas abertas e muito colaborou em todas nossas ações”, comenta Marcos.
     Para 2012  o maior receio da Vigilância em Saúde são os casos de dengue mais graves, pois de acordo com Ana Carolina Leite Coelho, coordenadora do setor, o vírus 4 já está circulando em Minas Gerais e para chegar em Paraíso, basta um pequeno descuido. “Pedimos então a cautela e todo cuidado da população com os locais de acumulo de água e em caso de dúvidas ou suspeita de focos da doença, comunique à Vigilância”, explica Ana Carolina.
     Foi também combinado para o ano que vem de se propor novas parcerias para o comitê, além de capacitar os agentes comunitários de saúde para se ter o “olho clínico” quando fizerem as visitas domiciliares. Estiveram presentes na reunião representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Acomarp, Secretarias de Obras, Educação, Saúde/Ação Social e Segurança Pública.
Texto e fotos: Aline Andrade

0 comentários:

Postar um comentário