sábado, 10 de dezembro de 2011

Emater-MG comemora 63 anos e define metas para 2012

Referência do segmento de desenvolvimento sustentável no país, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, comemora nesta terça-feira (6) 63 anos de atividades.
Presente em 93% dos municípios mineiros, a Emater-MG atua na prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural por meio de diversos programas e projetos voltados para o desenvolvimento rural sustentável. As ações da Emater-MG melhoram a produtividade e a qualidade do agronegócio no Estado, contribuindo para melhorar a inserção dos produtos da agricultura familiar no mercado.
“É preciso sempre levar inovação, novas tecnologias e conhecimentos, principalmente aos pequenos e médios produtores. Também é fundamental a execução de programas como o Certifica Minas Café, que contribuem efetivamente para o fortalecimento da agricultura familiar mineira, pois estimulam a produção, a comercialização e a preservação ambiental”, afirma o presidente da Emater-MG, Maurilio Guimarães.
As comemorações dos 63 anos da Emater-MG acontecem a partir de 9h, na sede da empresa (avenida Raja Gabáglia 1.626 – bairro Luxemburgo – Belo Horizonte). O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, estará presente, assim como a diretoria executiva da Emater-MG, funcionários e representantes de diversas instituições do setor agropecuário.
Metas estratégicas
A Emater-MG já definiu os objetivos para 2012. Ampliar a participação dos agricultores familiares no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ambos do governo federal, é uma das prioridades. As atribuições da Emater-MG no PAA e no PNAE abrangem desde a assistência técnica para a produção até a mobilização de agricultores e suas organizações, emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), orientação e elaboração de projetos até capacitação de agricultores em boas práticas de produção.
Outra meta estratégica definida pela empresa é atingir a marca de 1.755 propriedades cafeeiras certificadas pelo Certifica Minas Café até o final de 2012. O Certifica Minas Café foi o primeiro programa de certificação de propriedades cafeeiras desenvolvido por um governo estadual. Atualmente, 1.230 propriedades já foram certificadas e a expectativa é de que até o final deste ano outras 300 recebam o selo, de acordo com o secretário Elmiro Nascimento. As orientações para as adequações das propriedades são feitas pela Emater-MG. As auditorias preliminares para checar as adequações, de acordo com os padrões internacionais, são realizadas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Em seguida, uma empresa certificadora reconhecida internacionalmente realiza uma auditoria e concede o selo de certificação.
Reconhecimento
Neste ano, pela segunda vez, a Emater–MG conquistou o prêmio de melhor Empresa do Brasil em Desenvolvimento Agropecuário, concedido pela Revista Globo Rural e Editora Globo. “Este prêmio é fruto do trabalho e dedicação de todos os profissionais. É o reconhecimento pelo empenho da Emater-MG e do Governo de Minas Gerais para fortalecer o setor de assistência técnica e extensão rural, a agricultura e o agronegócio, garantindo um atendimento de qualidade aos agricultores familiares”, ressalta Maurilio Guimarães.
Outra conquista da Emater-MG em 2011 foi o 3º lugar no Prêmio Furnas Ouro Azul, na categoria Empresa Pública, com o programa Certifica Minas Café. O prêmio é promovido pelos Diários Associados, em parceria com Furnas Centrais Elétricas, e incentiva a criação de soluções viáveis para revitalização e conservação de recursos hídricos.
Fonte: Agência Minas

0 comentários:

Postar um comentário