segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Que orgulho!

Já está se distanciando o tempo em que nossa cidade podia ser chamada de “pacata”. Continua sendo uma cidade, razoavelmente, pequena, mas como cresceu! E isso não é um paradoxo. O que quero dizer é que ela continua pequena se comparada às cidades de um porte maior, como Ribeirão Preto, por exemplo. Mas cresceu em estrutura e, principalmente, no respeito e educação de seus cidadãos. E até ganhou ares de cidade grande com as novas sinalizações.                                                                                                       
Quando fui morar em Blumenau, fiquei surpresa com a educação dos motoristas em relação aos pedestres. Basta, ao descer a calçada, colocar o pé na faixa de pedestre que, imediatamente, o motorista pára o carro e dá a preferência, o que não acontecia em Curitiba, por exemplo.
Mas com o novo visual da nossa cidade, com placas de sinalização e faixas de pedestres, foi revelada a gentileza e a educação dos motoristas monte-santenses. Não sei se é porque sou uma senhora, mas esse gesto de delicadeza tem acontecido sempre que estou esperando para atravessar. 
Quanto ao asfalto, também é um conforto, só que, por outro lado, o paralelepípedo é uma tradição das antigas cidades mineiras. Nesta semana, assisti a um vídeo sobre Ouro Preto, onde o calçamento de pedras ou paralelepípedos é tombado pelo Patrimônio Histórico.
Mas, enfim, que venha o progresso e viva a gentileza!


Professora Nilzinha


0 comentários:

Postar um comentário