quarta-feira, 9 de novembro de 2011

PRONE: Um atendimento digno aos portadores de necessidades especiais

Monte Santo: A Prefeitura de Monte Santo, por extensão do Programa Bem Viver, implantou durante os meses de abril e maio passados com recursos próprios, o PRONE – Programa para Portadores de Necessidades Especiais, que foi criado, planejado e elaborado pelo seu atual dirigente Plínio Pereira Quinette Filho. “Este programa foi elaborado por mim para atender aos portadores de necessidades especiais de nossa cidade, acima de 20 anos de idade, que estavam sem nenhuma atividade depois que a Escola Especial, por conta de Lei, deixou de atender essas pessoas”, explicou Plínio. Contou ainda, que “procurei o prefeito Militão para falar sobre o programa e ele, imediatamente, sensibilizado com a situação dos portadores de necessidades especiais, autorizou a implantação do programa”. O PRONE está instalado na Rua Dr. Pedro Paulino da Costa, 366, onde profissionais capacitados e qualificados prestam atendimento digno e de qualidade para mais de 70 portadores de necessidades especiais, diariamente, de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00. É bom que se diga, este programa é único em nossa região e, devido a sua qualidade no atendimento, já está sendo solicitado para ser instalado em outros municípios do Sudoeste mineiro.
Os assistidos pelo PRONE participam de várias oficinas como: arte, música, dança, teatro, culinária, além de sessão de fisioterapia, massoterapia, acupuntura da mão, computação, atividades físicas e hidroginástica. Além dos cadastrados neste programa, o PRONE atende também os assistidos pelo CAPS. “tivemos total apoio da Prefeitura, inclusive da Secretaria Municipal de Saúde, através de seu secretário José Maurício Lima Rezende, que enalteceu o alcance social do programa”, disse Plínio. Salientou ainda, que as principais ações previstas no projeto são as voltadas para os públicos portadores de necessidades especiais, pois, apesar de reconhecermos a importância de se abarcar toda a diversidade humana, quando se trata de acessibilidade e inclusão esses grupos que ainda sofrem um maior impacto. A inclusão se traduz em ações, assevera Plínio, arrematando que o PRONE tem como princípio de gestão criar meios de acesso e  garantir a participação e permanência das pessoas com necessidades especiais no seio da sociedade constituída. O PRONE, com pouco mais de 6 meses de sua implantação, tem proporcionado uma melhor qualidade de vida aos seus assistidos, isso porque, desenvolve atividades que visam o bem estar de cada portador de necessidade especial. Por outro lado, colabora sobremaneira com as famílias dos assistidos, por viabilizar um relacionamento familiar mais salutar e aconchegante.
A massoterapeuta Leonice, que também é uma das coordenadoras do programa, disse para a nossa “Folha” que “no PRONE os assistidos são tratados com muito amor e carinho, sendo isto, talvez, a razão desta proximidade tão alegre e feliz entre os nossos profissionais e os portadores de necessidades especiais que aqui são atendidos”. Sem dúvida, o ambiente irradia alegria e felicidade, apesar das dificuldades dos assistidos. Nota-se que eles, os assistidos, mantém um relacionamento prazeroso com cada um dos profissionais do PRONE.
Depoimento
“O PRONE é uma benção de Deus”, exaltou dona Lúcia Costa, mãe de Paulo Cesar Lima Júnior, um dos assistidos pelo programa, quando recebeu a nossa “Folha” em sua residência. “Procuramos ajuda, eu e outras mães, durante o governo anterior, mas infelizmente não fomos atendidas. Agora, com este atual governo, vimos se realizar uma grande esperança para os nossos filhos, que através do PRONE tem um atendimento digno e profissionalizado”, destacou com muita alegria. Dona Lúcia também salientou que “o Paulinho tinha uma vida preocupante, não tinha nenhuma atividade e notava-se que o seu humor estava acabando, pois ora estava deitado no sofá e ora na cama e, com isso, começou a engordar e isso poderia lhe trazer sérios problemas de saúde. Mas, graças a Deus, e ao prefeito Militão e o Plínio, criou-se o PRONE, que nos trouxe tranquilidade e uma expectativa segura não só para o Paulinho, mas também para todos os portadores de necessidades especiais que são atendidos pelo PRONE”. 
Os profissionais 
O PRONE conta com os seguintes profissionais na atuação de atendimento aos portadores de necessidades especiais: Fisioterapeuta Natália; Professora de Arte Cristiane; Professor de Música Sidney; Professor de Educação Física Clayton, Professora de Dança Juliana; Professora de Teatro Elisa Pascoal; Acupunturista Rogério da Costa; Massoterapia Leonice; Enfermeira Bruna, Computação Miguel e Culinária Shirley.          


Atividade artística acentua na sensibilidade dos assistidos

Todas as atividades os assistidos fazem com alegria e motivação

Professora Cristiane sob o olhar de Plínio, orientando mais uma atividade

O carinho da fisioterapeuta Natália em sua atividade

Todo cuidado é necessário com os assistidos

Professor Sidney com alunas na aula de música

A sensibilidade de Plínio na criação deste importante programa

Professor Clayton numa interessante atividade com os assistidos

Com a mão na massa para aprender culinária

A fisioterapia é de suma importância para os assistidos

Uma singela mensagem na sala de entrada do PRONE

As professoras de Dança, Juliana, e de Teatro, Elisa Pascoal com o grupo após as aulas

A aprendizagem na aula corporal

A importância da postura na aula de Teatro

A massoterapeuta Leonice atendendo uma assistida

A hidroginástica também faz parte no atendimento do PRONE

Clayton e Plínio durante uma pausa na Academia do PRONE

Acupunturista Rogério da Costa, aplicando acupuntura da mão

Professor Miguel na aula de informática 

0 comentários:

Postar um comentário