terça-feira, 29 de novembro de 2011

Observando... Que o fim de ano bate à porta

Intensamente e extremamente vivemos 2011. Dezembro bate à porta, lojas enfeitadas e começou a correria do Natal e Réveillon. Parece que o tempo acelerou junto com os grandes terremotos e tsunamis. É hora de cuidar das perdas e estabelecer novos ganhos: um ano já se foi novamente. Uma coisa está me perturbando e gostaria de pedir para o Papai Noel (se bem que não gosto de desperdiçar pedidos), que a energia que acende nossas luzes no cair da noite não tenha tantos atropelos (tá difícil, e a TIM não saia tanto de área), mas acho que ele não vai dar importância para uma bobagem destas. Então vamos para a concretizações mais valiosas como os 20 anos da Degraus e continuarmos aqui a publicar relações de assuntos em conteúdos contemporâneo feitos pelos nossos alunos. Acho que vale a pena. O assunto de hoje é sobre o Brasil de Letícia e Mariana com o tema: “Para frente Brasil”, excelente e sucinto enfoque sobre a economia, demografia e problemas brasileiros. Parabéns meninas! Continuem construindo pensamentos conscientes e críticos. Um abraço.


Para Frente Brasil
Com a queda do muro de Berlim, houve uma imensa integração mundial, a globalização. Essa gerou uma economia, cada vez mais integrada, operando por sobre as fronteiras dos Estados, e cada vez mais dominada pelas grandes corporações.  
            Devido a essa nova economia, o Brasil, consegue se sobressair dentre os outros países no que diz respeito à estabilidade econômica. Em consequência o Brasil obtém uma tecnologia em avanço constante o que dá uma abertura a logística e a comunicação que encurta tempo e distância.
            Porém, conseguir essa tão esperada estabilidade econômica não foi e não será fácil, pois problemas que o país passou e passa até hoje não são poucos. Fome, violência, tráfego, abuso de poderes, corrupções, aliciamento de menores são apenas alguns dos quais enfrentamos diariamente. Mesmo que hoje em dia vivamos melhor que nossos pais, a desigualdade social ainda continua extraordinariamente grande.
            Contudo o Brasil está passando por uma transição demográfica, o que facilita o controle para que cada individuo possa ter uma vida econômica melhor e existe a possibilidade da almejada Fome Zero.
            Como resultado de todas essas mudanças ocorridas o Brasil se tornou um país emergente devido a sua estabilidade econômica e ao mesmo tempo integrado ao mundo moderno, por consequência da grande área de pesquisa de tecnologia e o avanço da industrialização do país.
Letícia Baldo e Mariana Castro – 2º Colegial da Escola Degraus


Cida Heluany - Cidadã monte-santense


0 comentários:

Postar um comentário