sexta-feira, 29 de abril de 2011

Prefeitura de Monte Santo adquire uma Motoniveladora Case 845


Monte Santo:- A Secretaria Municipal de Transportes e Obras Públicas de Monte Santo recebeu nesta quarta-feira, 27 de abril, um reforço de peso para ajudar na recuperação e manutenção da malha rodoviária do município. A Prefeitura adquiriu uma máquina Motoniveladora, marca Case, modelo 845. O veículo é equipado com nivelador de pá, cabine de operação com comandos eletrônicos, ar condicionado e movimentação articulada. Inovação tecnológica para um alto desempenho e excelentes resultados, além de maior conforto para o operador que proporcionará melhor rendimento operacional da máquina.
A aquisição do equipamento foi executada com recurso do Governo de Minas Gerais, através de convênio com o Segov/Padem, no valor de R$400 mil e contrapartida da Prefeitura de R$95 mil. A Motoniveladora foi entregue pela Brasif S/A Exportação e Importação, empresa que venceu a licitação. É bom salientar, que este convênio foi viabilizado pelo deputado federal Carlos Melles, atual secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, que buscou junto ao governo de Minas as condições favoráveis para a concretização do convênio. Também se ressalte a intermediação do vereador Ronaldo Bernardo, o Bernardão, que iniciou os contatos com Carlos Melles.
Segundo o prefeito Militão Paulino de Paiva, a aquisição da máquina irá contribuir e somar no trabalho de recuperação de estradas vicinais, visto que o município possui mais de 700 quilômetros de estradas sem asfalto. A motoniveladora chegou em um momento em que as estradas em geral foram bastante afetadas pelas chuvas que caíram nesses últimos meses. "Eu estou consciente que as estradas da zona rural estão em condições médias de tráfego, mas com esta nova máquina vamos minimizar a situação e a partir de agora vamos atuar com melhores condições para restabelecer o tráfego nas estradas rurais”, concluiu. 

Função de uma Motoniveladora
As máquinas motoniveladoras, também chamada de patrol, são muito úteis para regularização de pistas, refazer seu abaulamento e conservá-lo, misturar materiais sobre a pista da estrada na construção de pavimentos, arejamento e secagem de materiais úmidos demais para compactação, colocação de materiais em leiras, espalhamento de misturas em camadas sobre a pista.  Essas máquinas dispõem de lâmina central provida de aço e com movimentos de até 90° regularizando o corte das barreiras, comandando hidraulicamente ou mecanicamente, mas o peso todo da máquina atua para boa execução dos trabalhos mais pesados. Elas são capazes inclusive de regularizar taludes de cortes. Dispõem também de escarificador leve, também central, útil para abrir pequenos sulcos superficiais e ajudar a desmanchar as costelas que se podem formar por segregação nas pistas estabilizadas com compactação bem feita. Além de tudo isso as motoniveladoras são capazes de fazer serviços leves de terraplenagem, e de se deslocarem com seus próprios meios, a velocidade razoável, e sem inconveniente para o local do serviço, mesmo a grandes distâncias.
Em geral as motoniveladoras dispõem de quatro rodas motrizes traseiras e de duas rodas direcionais dianteiras. As rodas dianteiras podem ser inclinadas lateralmente com comando hidráulico ou mecânico de modo a servir de apoio às pressões maiores da lâmina sobre os materiais a trabalhar. Elas são máquinas muito versáteis e muito utilizadas nos trabalhos de construções rodoviárias, de pavimentação e na conservação das estradas. As motoniveladoras tem fácil acesso às áreas de serviço, agilizam a manutenção e asseguram a inspeção rotineira.

0 comentários:

Postar um comentário