quarta-feira, 13 de abril de 2011

Prefeitura coloca dezenas de agentes nas ruas para intensificar o combate à dengue

 O secretário de Saúde, José Maurício, diz que é fundamental a continuidade das ações em parceria com a população

Orientações para as comunidades são importantes nesta batalha contra a dengue

Um ciclo de pulverização de toda a cidade já foi completado, mas o secretário José Maurício garante que serão mais quatro ou cinco ciclos

Ação entrou em vigor depois de registrar os primeiros casos notificados.


Monte Santo:- Depois de registrar os primeiros casos de dengue na cidade, a Secretaria de Saúde de Monte Santo intensificou o combate ao Aedes Aegypti. Segundo o secretário Municipal de Saúde, José Maurício Lima Rezende, várias ações foram intensificadas incluindo mutirões e nebulização (fumacê) em todos os bairros da cidade. José Maurício disse para a nossa “Folha” que 124 casos foram notificados, sendo 16 negativos, 24 positivos e os demais aguardando resultados. “Estamos dando continuidade aos monitoramentos” disse o secretário, lembrando que o fumacê já fez um ciclo em todos os bairros da cidade e “irá fazer mais quatro a cinco ciclos”, complementou. Salientou ainda, que “fizemos mutirão em toda a cidade, inclusive no distrito de Milagre, e estas ações contaram com o apoio de todos os agentes do setor de saúde, epidemiológico e de obras”. José Maurício destacou a colaboração da população nestas ações, que visam eliminar qualquer tipo de criadouro do mosquito. Os agentes percorreram as ruas dos bairros com o objetivo de orientar toda a população na eliminação do mosquito transmissor da doença, eliminando recipientes que possam acumular água, vistoria em imóveis e pontos estratégicos, panfletagem e todos os tipos de orientações. Segundo as investigações, os pontos mais críticos se localizam na área central da cidade e na parte baixa do bairro Jardim Magnólia. Apesar dos esforços da Prefeitura, o secretário de Saúde, José Maurício Lima Rezende, alerta para que a população ajude no combate ao mosquito, evitando o acúmulo de água parada no interior de suas residências. “Como o vírus da dengue nunca foi registrado no município com esta dimensão, todos estão suscetíveis a desenvolver a doença”, afirma. Para combater o mosquito da dengue a Prefeitura lançou um amplo programa onde um mutirão limpa ruas, avenidas, canteiros centrais, sarjetas, terrenos públicos e particulares.
Simultaneamente às ações de mutirões, os agentes de saúde também têm realizado visita em domicílio para busca ativa de criadouros e os bloqueios químicos, por meio de nebulização de inseticida (fumacê).

Os trabalhos educativos, com meta de conscientização aos alunos matriculados em todos os níveis das Unidades Municipais, são apresentados através de filme preventivo, apresentação de peça teatral e exposição visual com demonstração de certo e errado, além de distribuição de cartilhas informativas. A Secretaria Municipal de Saúde destacou que todos os trabalhos de conscientização, orientação e participação são fundamentais para que as pessoas fiquem atentas sobre os riscos que a dengue oferece. “O trabalho de campo necessita deste reforço, vindo através de apelos informativos pelos meios de comunicação e diretamente às pessoas da cidade, objetivando o resgate da co-responsabilidade entre órgãos públicos e população, necessária no que se refere à saúde coletiva”, destacou o secretário.

0 comentários:

Postar um comentário