sexta-feira, 29 de abril de 2011

Centro Cultural “Prof. Fernandina Tavares Paes” terá sua primeira fase de reformas


Guaranésia:- Em entrevista com Alberto Emiliano (Preto), diretor do Departamento de Cultura e Turismo de Guaranésia, conheceu-se os detalhes da reforma e readaptação do Centro Cultural nesta primeira fase de obras. Segundo o entrevistado o projeto teve inicio em 2008, porém sem êxito na primeira tentativa de aprovação. Neste mesmo ano, em uma segunda tentativa, o projeto (RG:04171/28) teve sua aprovação, porém não havia tempo útil para sua realização já que o mandato da gestão 2005/2008 estava nos seus últimos meses. Mas, em 2009 com a gestão do prefeito João Carlos Minchillo, iniciou-se um trabalho de recuperação desta verba já aprovada, porém havia necessidade de corrigir várias pendências para o início das obras, algumas delas eram de acessibilidade por se tratar de um prédio público e não contemplar elevador do camarim para o palco em casos de atores e atrizes cadeirantes. Assim, já no mandato do atual prefeito, o projeto sofreu algumas melhorias e foi aprovado pelo FEC – Fundo Estadual de Cultura no dia 17/11/2010 com parecer da CSP - Câmara Setorial Paritária que também exigiu a adequação dos sanitários da administração e da sala de música à utilização por pessoas especiais.
“Preto”, disse que as obras terão inicio nesta primeira semana de maio e com a duração de quatro meses, porém o prédio não estará disponível para a reabertura ao público, sendo que nesta primeira fase as obras serão na estrutura do prédio. Outro projeto já foi pleiteado solicitando nova verba para a segunda parte da reforma que será para o acabamento, pintura, novas cadeiras, som, iluminação e ar condicionado. A estimativa para a reinauguração, de acordo com o diretor, é para o inicio de 2012. E segundo ele os benefícios para a cidade são grandes, pois Guaranésia sofre muito com a falta do Centro Cultural, pois é a casa aonde chegam todos os espetáculos e apresentações. Ficar sem este local para promoção destes eventos se perde muitas oportunidades, tais como: convite para trazer peças teatrais, apresentações de danças e shows. O grande foco é promover uma grande efervescência tanto produzindo, quanto recebendo ações culturais. Outra grande noticia é a volta do cinema, pois no Centro Cultural há dois projetores que são tombados pelo patrimônio histórico que fazem parte do acervo municipal e estas máquinas ainda rodam filmes e será um dos atrativos para o publico, que poderá assistir filmes nacionais, internacionais, os lançamentos e filmes culturais.

Comentário da Folha:- Desenvolver a cultura é desenvolver a cidadania é levar informação e lazer a comunidade, um cidadão envolvido nesta ferramenta da gestão política tem poucas chances de se envolver em atos ilícitos.

0 comentários:

Postar um comentário