quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Paraíso: Prefeitura se reúne com Feam e operacionalização do aterro sanitário fica próxima

Reunião sobre o aterro sanitário

Visita ao aterro sanitário

S.S.Paraíso: Membros de uma comissão da prefeitura de São Sebastião do Paraíso conseguiram com que representantes da Feam (Fundação Estadual de Meio Ambiente), Fhidro (Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais) e Ufla (Universidade Federal de Lavras) viessem ao município para definir quais medidas serão necessárias para que o aterro municipal seja, enfim, inaugurado.
   
Após a reunião realizada na terça-feira, 5, a comitiva visitou o local onde o lixo produzido pela população será destinado. Na volta ao Paço Municipal, o gerente de resíduos sólidos e urbanos da Feam e gestor da Fhidro, Francisco Fonseca, solicitou alguns documentos - que não haviam sido entregues pela antiga gestão municipal – e reajustes em determinados pontos da estrutura do aterro. Além dele, o engenheiro agrônomo da Ufla, Silvio Ferreira Sobrinho, também conheceu e elogiou o empenho da prefeitura em concluir projeto.

Para o secretário de Obras e Planejamento Urbano, Maurício Marcolini, a visita foi de grande importância para o município. Conforme explica, todas as exigências da Feam já começaram a ser atendidas. “Acredito que, tão logo as recomendações estejam prontas, a licença já será concedida”, comenta. Espera-se que a autorização provisória de operação seja emitida em, no máximo, 30 dias. O aterro sanitário tem capacidade para receber 40 toneladas de lixo por dia durante 20 anos. Contudo, sua vida útil pode aumentar se a população fizer a coleta seletiva.

Há anos os dejetos produzidos na cidade são destinados em um aterro controlado, situado às margens da rodovia MG-050. De acordo com especialistas ambientais, o local não tem nenhuma condição de continuar em funcionamento.

0 comentários:

Postar um comentário