sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Projetos Educação de Tempo Integral: Escola Municipal Coronel Cândido de Souza Dias



Arceburgo: A professora de arte Iara Nicola e a professora do projeto Renata Aparecida Martins da Silva Máximo tiveram a ideia de criar nos muros da escola obras de arte “ao ar livre”, “arte  para todos”: os que querem olhar, harmonia que às vezes, apenas sentimos, passando apressadamente, mas que existe na sua policromia singela.

           O mosaico desafia constantemente a observação, a escolha, o planejamento e a colaboração de uma logica estabelecida pelo próprio aluno. Cada um descobre o seu método.

           É uma forma de reinventar a maneira de trabalhar, e isso, de certa forma, dá uma liberdade muito grande de criar.

          É possível conhecer e produzir mosaico sem a expectativa de uma artista, mas sob a ótica de quem quer experimentar uma nova maneira de estudar arte.

           De uma forma muito sutil, quase que imperceptível, o trabalho com mosaico ensina “a buscar por soluções”, um novo olhar diante da arte, da vida, das escolhas, uma crítica maior sobre o significado de estar estudando. É como se ao serem juntados os cacos, estivesse sendo montado um quebra cabeça, tornando significativas coisas até então estanques.
Reciclagem também é arte 

Um dos maiores problemas da atualidade é o lixo que não é lixo.
O que nós podemos fazer para melhorar a nossa cidade, o nosso planeta
  
          Através de pequenos atos a professora do projeto Ana Paula Borguethi da Silva Nogueira se juntou a mim e resolvemos melhorar o meio ambiente em que vivemos.

             Uma simples árvore de natal pode contribuir para um mundo mais limpo e bonito.

             Nas aulas de arte incentivamos os alunos a cuidar um pouco mais do ambiente em que se esta e ao mesmo tempo buscar formas praticas de reaproveitar as garrafas pet que interferem no ecossistema do nosso planeta.

            Portanto podemos de uma forma lúdica, contribuir tornando o meio em que vivemos mais agradável.

            O objetivo geral do projeto foi o de conscientizar ecologicamente os alunos sobre a importância da reciclagem. 

            Observar o interesse e o envolvimento dos alunos na criação dos trabalhos foi sem duvida, muito significativo, e acredito que marcou positivamente a passagem dos mesmos no Projeto Educação de Tempo Integral.

           Os alunos deste projeto também participam de aulas de informática, aulas de musica e fanfarra, sendo criada a fanfarra da Escola Municipal Cel. Cândido de Souza Dias sob a coordenação do Maestro Rodrigo Morigi.

O Projeto Educação Tempo Integral esta sendo implementado  na rede Municipal pela adesão ao PAR pela Secretaria Municipal de Educação com o apoio da Prefeitura Municipal de Arceburgo.

            Os profissionais envolvidos garantem o sucesso da proposta.
Por Iara Nicola.

0 comentários:

Postar um comentário