sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

COOXUPÉ busca reconhecimento para levar região cafeeira à rota oficial de turismo rural



Monte Santo: Objetivo da cooperativa é inserir a região de sua área de atuação na rota oficial do turismo cafeeiro de Minas Gerais
No início de dezembro, o presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa, participou de uma audiência com o Secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, para indicar a região de atuação da cooperativa, que compreende o Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo, como sugestão de rota para o turismo rural.
Recentemente o governo lançou o programa Sudeste Integra, que une os estados da região através de roteiros turísticos. O foco deste projeto é a diversificação da oferta de produtos turísticos para os mercados nacional e internacional. Um dos primeiros roteiros formatados pelo Sudeste Integra foi o “Café do Brasil – Da História aos Sabores,” que passa por Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, aliando o turismo histórico cultural e a ruralidade. Segundo o Secretário, a região produtora de café, que compõe a área de ação da Cooxupé, poderia fazer parte deste roteiro.
Para o presidente da Cooxupé, incentivar o turismo na região pode ser um importante meio não só de divulgar a cultura e a tradição das regiões produtoras do grão, mas também movimentar a economia. “Temos que aproveitar esses grandes eventos (Copa do Mundo e Olimpíadas) que atrairão milhares de turistas ao Brasil, para mostrar toda a qualidade do nosso café. Eles vêm para participar de reuniões e assistir os jogos, mas também querem conhecer as belezas do país. Acredito que este seja o momento oportuno para apresentar as nossas regiões cafeeiras e suas propriedades, investindo na recepção destes turistas de maneira profissional, com conforto e segurança”.
Segundo Paulino da Costa, o próximo passo é conquistar o apoio formal da Secretaria, recomendando e chancelando a região como polo para o turismo cafeeiro. “Temos aeroportos asfaltados e com balizamentos noturnos em várias cidades da nossa região, além de uma rede de hotéis confortáveis. Com a recomendação da Secretaria de Turismo, resta-nos recepcionar muito bem esses visitantes”, avalia.
Phábrica de Ideias
Assessoria de Imprensa 

0 comentários:

Postar um comentário