sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

EUA passam a exigir caixas-pretas em todos os carros


Agência nacional de segurança de trânsito também quer acesso livre aos dados registrados

O NHTSA, principal órgão de segurança governamental norte-americano, deverá exigir a instalação de “caixas-pretas” em todos os veículos novos fabricados nos Estados Unidos. O componente, que já equipa 90% dos carros vendidos por lá, é responsável por registrar dados precisos sobre o momento de um acidente e é de crucial importância na investigação dos casos. 

No entanto, a chamada Aliança de Fabricantes de Automóveis, formada por doze fabricantes, incluindo as subsidiárias norte-americanas de Toyota, Volkswagen, Mercedes-Benz e BMW, além de chrysler, Ford e GM, é contra a medida, que interfere no direito à privacidade dos consumidores. Mesmo com a enorme difusão do uso das “caixas-pretas”, o uso das informações contidas no equipamento ainda é restrito e as fabricantes têm acesso aos dados apenas com a permissão dos proprietários. 

A obrigatoriedade eliminaria esses entraves e tornaria livre informações como local e hora das ocorrências, assim como velocidade trafegada e quantidade de pessoas no carro, que poderiam ser anexadas livremente aos processos. A entidade tenta desde 2011 tornar o equipamento obrigatório, mas só agora a proposta terminou de ser avaliada pela Casa Branca. Ainda não se sabe ao certo a partir de quando a lei entra em vigor.
Fonte: motordream.uol.com.br


0 comentários:

Postar um comentário