sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Emoção marca inauguração do Memorial Esportivo Chiquito Tubaldini


S.S.Paraíso: Em um encontro de campeões o que certamente não falta é a emoção, e a inauguração do Memorial Esportivo Francisco dos Santos Tubaldini “Chiquito” não fugiu à regra na noite desta sexta-feira, 7 de dezembro, na Arena Olímpica João Mambrini. Além do homenageado, Chiquito, estiveram presentes atletas, ex-atletas, dirigentes esportivos, lideranças de São Sebastião do Paraíso, amigos e populares que prestigiaram o evento, transformando-o numa celebração do esporte e da comunidade paraisense. O memorial é composto por aproximadamente 200 troféus, 143 fotos e itens diversos relacionados ao esporte e aos eventos esportivos de Paraíso. Entre os troféus encontram-se os conquistados nos Jogos do Interior de Minas - JIMI (Xadrez, Basquete, Futsal, Handebol, Natação, Judô, Mountain Bike e Vôlei), os de Campeonatos Mineiros (Futsal, Basquete, Vôlei, Handebol, Xadrez e Futebol de Campo), do JOJU e do JOJUNINHO, da TV Alterosa e da EPTV , além de diversos títulos nacionais em várias modalidades. Destacam-se também objetos de atletas famosos como Falcão, Hortência, Tiago Spliter e camisas históricas.
O homenageado e que nomina o memorial, Professor Chiquito, é uma pessoa muito querida em Paraíso e toda a região, sendo uma referência no meio esportivo. Nascido na zona rural de São sebastião do Paraíso, Chiquito graduou-se em Educação Física em 1970, na Escola Superior de Educação Física, onde foi colega de Nelson Prudêncio, e dos irmãos francanos Dodô, Fransérgio e Hélio Rubens. À época só existiam 4 escolas superiores de educação física no país. Chiquito, que já era um renomado lateral esquerdo no futebol regional, ajudou a fundar a FACEAC, foi técnico de vôlei e futebol de salão no Clube Paraisense na década de 1970, depois foi para a Praça de Esportes Castelo Branco, montando o célebre e imbatível time de handebol masculino que ganhou o primeiro título estadual de Paraíso, no JIMI de 1986 e por fim iniciou um trabalho no Ouro Verde Tênis Clube, onde trabalhou por 22 anos, até sua aposentadoria e comandou outras conquistas no futsal e no handebol.
Presente ao evento, Chiquito se emocionou ao rever seus ex-atletas nas mais diversas modalidades, sendo efusivamente cumprimentado por todos, que fizeram questão de destacar a importância de Chiquito nas suas vidas, não só nas competições.
O secretário de esportes do município, Mariano Bícego, organizador do memorial, abiu o evento destacando primeiro a importância do exemplo através das glórias ali preservadas e expostas: “As conquistas destes atletas que aqui estão e outros que construíram o nome de Paraíso merecem esta exposição que iluminará a vida de tantos jovens que por aqui irão passar e nada mais justo que nominar este espaço com um exemplo vivo de líder, pai de família e campeão, com o qual temos o privilégio de partilhar este momento.”
A seguir o vice-prefeito Márcio da Silveira também se pronunciou, ressaltando o papel de Chiquito na sociedade, como educador e como exemplo a ser seguido. Depois o presidente do Paraíso Futsal, Osvaldo Tosin, também falou reafirmando os elogios ao Chiquito e toda sua trajetória no esporte de Paraíso. Por fim foi a vez do homenageado falar. Chiquito relembrou toda sua trajetória, desde a faculdade até o momento presente, que ele destacou como de muita emoção: “ É sem dúvida um privilégio viver o que vivi, conquistar o que conquistei, ter os amigos que tenho, constituir a família maravilhosa a que pertenço e partilho e ainda receber esta homenagem. Me sinto realizado e honrado.” 
O memorial está localizado no primeiro piso da Arena Olímpica e a visitação é aberta a todos os visitantes.


0 comentários:

Postar um comentário