sexta-feira, 30 de março de 2012

Reciclagem: Paraíso fará parceria com ONG e Danone




S.S.do Paraíso: A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso vai assinar no dia 11 de abril, na cidade de Poços de Caldas, um convênio de parceria com o Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea), que desenvolve trabalho com várias instituições e empresas, tendo o aporte financeiro da Danone e apoio do Movimento Nacional de Catadores de Material Reciclável (MNCR).
     Diogo Tunes (engenheiro) e Luênia Maria Silva de Oliveira (mobilizadora), ambos representantes da Organização Não-Governamental (ONG), estiveram na manhã de sexta-feira, 23, em Paraíso, participando de uma reunião com o secretário municipal de Planejamento Urbano, Cássius Malaguti, funcionários da Secretaria e da Associação de Coletadores de Material Reciclável (Acomarp), onde expuseram detalhes do trabalho desenvolvido pelo Insea.
     Um dos objetivos da parceria é implantar ou fortalecer a coleta seletiva nos municípios do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, além de criar uma rede de articulação. “Futuramente, esta rede será para comercialização dos empreendimentos dos catadores, agregando valor ao material reciclado”, explicou Diogo. Após o início da parceria, a ONG fará um acompanhamento mensal junto à Prefeitura e a Acomarp, formando um grupo gestor para avaliar os trabalhos.
     Na região, Pouso Alegre, Lavras, Três Corações, Poços de Caldas, Alfenas, Cássia, Passos, Três Pontas, Varginha e Guaxupé, são algumas das cidades onde o Insea pretende firmar parceria. “Hoje o nosso maior desafio é a coleta seletiva, porque ela depende de muitos fatores, como a organização, a administração e participação da sociedade”, afirmou o secretário Cássius Malaguti. “Todo o esforço coletivo, como este trabalho desenvolvido pelo Instituto , vem para contribuir nesta questão ambiental”, ressaltou.
     O projeto do Insea começou em 2010, quando se deu o início do processo de formação de catadores, em parceria com o MNCR e a Fundação Banco do Brasil. Na região Sul de Minas foram capacitadas 130 lideranças de catadores, representando 24 associações e cooperativas de 22 municípios. Foi feito um diagnóstico dos empreendimentos, oficinas temáticas e visitas técnicas, resultando na elaboração do Plano Regional de Atuação em Redes.
     O Grupo Danone passou a fazer parte deste projeto. A empresa possui duas unidades industriais na região, com compromisso ambiental e social, além da responsabilidade na gestão dos resíduos sólidos urbanos. Esta parceria gerou o projeto “Novo Ciclo-Sul de Minas”, com o objetivo futuro de formar a Cooperativa de Rede Regional Sul de Minas.
     Toda esta iniciativa atende também ao novo Marco Legal da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) que tem, entre outras propostas, o combate à poluição. Além da cerimônia de assinatura de convênio com as prefeituras no dia 11 de abril, a programação prevê um Seminário até o dia 12 com a participação de coletadores e demais segmentos da sociedade.
Adriano Rosa

0 comentários:

Postar um comentário