quarta-feira, 21 de março de 2012

Dia do Cidadão Rural valoriza produtores e trabalhadores do campo


S.S. do Paraíso:
O Senar Minas Gerais, em parceria com a Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaiso), Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços (Acissp), Prefeitura de São Sebastião do Paraíso e Sindicato dos Produtores Rurais, promove no dia 24 de março, o Dia do Cidadão Rural, com diversas atividades de lazer e serviços voltadas para o produtor e trabalhador rural e suas famílias.

O evento acontece no Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho (Expar), de São Sebastião do Paraíso, das 8h às 16h. A entrada é gratuita. São esperadas três mil pessoas durante o evento. Dentre as diversas atividades, trabalhadores e produtores rurais poderão tirar documentos pessoais e para seus dependentes, como a carteira de trabalho, de identidade e CPF. Quem for prestigiar o evento também terá serviços de saúde, como consulta médica, aferição de pressão arterial, prevenção à cárie, vacinação. Poderá também melhorar o visual, com corte de cabelo, assistir à dança, shows, apresentação de bandas de música. As crianças e jovens poderão participar de jogos e rua de lazer. “O produtor e o trabalhador rural têm um papel vital na sociedade, são responsáveis pela produção de alimentos, geração de riquezas e empregos, e não são reconhecidos na medida em que merecem. Então, vejo com muita alegria esse Dia do Cidadão Rural, um momento importante de valorização desses heróis anônimos”, disse o presidente da Cooparaiso Carlos Melles.
O mobilizador do Senar e educador cooperativista da Cooparaiso, Ilson José Aparecido, disse que “o Dia do Cidadão Rural tem como principal objetivo a inserção do trabalhador e produtor rural no meio social, buscando lhe oferecer conscientização sobre temas como cidadania, educação e principalmente saúde”, contou. Para Ilson, esse tipo de evento considera o produtor e o trabalhador não apenas como um grande agente do mercado agropecuário, mas principalmente, como ser humano. “Poder oferecer um evento desses ao produtor, é fazê-lo estar mais preparado para o mercado, pois o ser humano – sua saúde, seu papel como cidadão – estará sendo atendido, e isso é o mais importante, afinal, o maior patrimônio é o indivíduo”, refletiu. Ilson disse que visitando às comunidades rurais, percebeu que a maioria dos trabalhadores e produtores estão há mais de quatro anos sem ir ao médico. “Suas mulheres estão há anos sem fazer os exames que são recomendados a serem realizados anualmente. Um trabalhador rural ganha de R$ 25,00 a R$ 30,00, e ele não vai deixar de ganhar isso para ir ao médico. Muitos deles já estão na maturidade e não têm certificado de reservista, o que o prejudica se for solicitar um financiamento bancário, por exemplo”, ressalta Ilson.
Para o Senar, “as distâncias e dificuldades de acesso às áreas rurais em todo o Brasil prejudicam o atendimento de serviços básicos aos cidadãos como a emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF, título de eleitor. Por isso, o Senar Minas idealizou o Programa Cidadão Rural, no qual promove uma ação conjunta local com entidades conveniadas, órgãos públicos e privados e organiza equipes de trabalho que, em um só dia, realizam atendimentos nas áreas de saúde, cidadania, cultura, esporte e lazer”.
Coffee Break

0 comentários:

Postar um comentário