terça-feira, 13 de março de 2012

Depois de 11 anos é reaberto o escritório da Emater em Monte Santo de Minas


Monte Santo: Foi reaberto no dia 1º de março o escritório da Emater em Monte Santo de Minas, depois de 11 anos inativo por conta do cancelamento do convênio durante o governo do ex-prefeito José do Carmo de Paula Braga, o Cacau, e, durante este período, os principais prejudicados foram os pequenos produtores rurais, que tinham nos técnicos da Emater um apoio fundamental para as suas culturas. O escritório terá como gerente o técnico agropecuário José Carlos Pereira e como secretária Valquíria Luz.
Diversas autoridades do meio rural, técnicos dos escritórios da Emater da região, representantes de empresas que atuam com produtos agropecuários, representantes bancários, dirigentes de associações ruralistas, dirigentes de sindicatos rurais, e produtores rurais estiveram presentes na reabertura do escritório da Emater. Destaques para o prefeito Militão Paulino de Paiva, deputado estadual Antonio Carlos Arantes, Marcelo Lana Franco vice-presidente da Emater, Bruno de Oliveira Alencar subsecretário de Infraestrutura da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Alberto Paulino da Costa presidente da Cooxupé, José Fichina presidente da Cooparaíso, vereadora Maria Isabel Viana dos Santos, José Maurício Lima Rezende secretário Municipal de Saúde, Mário Luz Neto secretário Municipal de Transportes e Obras Públicas, Jairo Jerônimo secretário Municipal de Assistência Social, os ex-prefeito Luiz Alberto Paulino da Costa e Laudevino dos Santos, o presidente da OAB de Monte Santo Dr. Ricardo Zaghini Bressan, e Roseane Cristina Silveira representando Olyntho Paulino da Costa, presidente do Sindicato Rural de Monte Santo de Minas, que por motivo de viagem não pode comparecer ao evento.
Chamado pelo mestre de cerimônia José Maurício, o prefeito Militão foi o primeiro a discursar. “11 anos sem Emater, quem perdeu com isso foi o produtor rural”, lamentou, salientando em seguida que o seu trabalho junto aos deputados surtiu resultado com a reabertura do Escritório da Emater em Monte Santo. Em seguida falou o vice-presidente da Emater, Marcelo Lana Franco, que entre outras palavras disse que “agora é hora de recuperar o tempo perdido e pensar daqui pra frente”. O subsecretário de Infraestrutura Bruno Oliveira Alencar disse que estava representando o secretário de Obras do Estado Carlos Melles e que “representá-lo é uma tarefa difícil, pois o secretário Carlos Melles tem um brilho próprio”. Disse que o secretário Carlos Melles virá a Monte Santo anunciar o asfaltamento da estrada Monte Santo/Milagre, pois “o projeto de engenharia será licitado em breve”, salientou. Por sua vez, o deputado Antonio Carlos Arantes enalteceu a iniciativa de Militão para a reabertura do escritório da Emater, discorreu sobre suas atividades junto aos produtores rurais, agradeceu o apoio das lideranças políticas e confirmou que ele e Melles estarão em Monte Santo para o anúncio do asfaltamento da estrada Monte Santo/Milagre. A representante do Sindicato Rural de Monte Santo, Roseane Cristina Silveira leu um ofício encaminhado pelo presidente Olyntho, onde ele agradece ao prefeito Militão e destaca que “os produtores rurais não foram os culpados na ocasião, foram ignorados por uma atitude irresponsável, com total falta de respeito pela administração municipal da época, extinguindo a EMATER/MG do nosso município”. Já o ex-prefeito Carlos Paulino, atual presidente da Cooxupé, em cuja gestão (1.985) foi instalado o escritório da Emater em Monte Santo, lembrou que “vimos o nascimento e o fechamento do escritório da Emater em Monte Santo, agora com jubilo vemos o seu renascimento”. Após os discursos padre Elias Zago, pároco da Igreja Matriz de São Francisco de Paulo, efetuou a benção das novas instalações e em seguida todos foram convidados a conhecer as novas instalações do escritório da Emater de Monte Santo de Minas. 



0 comentários:

Postar um comentário