sexta-feira, 30 de março de 2012

Dia do Cidadão Rural reúne três mil produtores e trabalhadores em Paraíso









S.S. do Paraíso: O Senar Minas, em parceria com a Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaiso), Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp) e Prefeitura, reuniu cerca de três mil trabalhadores e produtores rurais no sábado (24), no Dia do Cidadão Rural. O evento movimentou o Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho (Expar), oferecendo serviços nas áreas de saúde, documentação, educação e cultura e esportes e lazer. 
O Vida Ativa fez a abertura do encontro com apresentação de várias coreografias. Mais de 50 mulheres que participam do grupo deram um show de animação. Em seguida os presentes puderam apreciar a apresentação da Filarmônica Infanto Juvenil SESI/Acissp, com cerca de 60 participantes que executaram um repertório diversificado sob a regência do maestro Luciano Altran.
Os trabalhadores, produtores rurais e suas famílias também tiveram diversos serviços à disposição, como retirada de documentos pessoais, corte de cabelo oferecido pelo Senac, informações sobre os experimentos da Epamig-MG, no ônibus itinerante da instituição, entre outros. 
Quem prestigiou o evento também pode colocar a saúde em dia. A Prefeitura montou um laboratório para coleta de exames preventivos para as mulheres, bem como marcação de mamografia, exames de glicemia, aferição de pressão arterial, exames de vista com o fornecimento de óculos, e outros de rotina. A criançada se divertiu com diversos brinquedos da Praça da Fesp, participou de sorteios e brincadeiras, como o Jogo Tran (elaborado pela Guarda Municipal), fez pintura facial, entre outras atividades. “Foi divertido”, resumiu o pequeno André, de apenas quatro anos.
Outro estande bastante visitado foi o da Cooparaiso, com as pessoas sendo recebidas com um cafezinho e tendo a oportunidade de conhecer a estrutura de apoio ao produtor da cooperativa e os serviços do Centro Vocacional Tecnológico (CVT). A Divisão de Máquinas da cooperativa também esteve presente, apresentando sua linha de tratores Valtra e implementos. 
Simone Aparecida Rodarte, 33, do bairro rural Antinha, estava tirando a segunda via do RG. “Estou aproveitando a oportunidade que o Senar e Cooparaiso estão dando para nós, produtores rurais. O evento está excelente, muito bem organizado, a estrutura está ótima. Reunimos todas as fazendas vizinhas para vir hoje e aproveitar desses serviços, pois quem fica na roça não tem tempo de vir à cidade para fazer essas coisas”, relatou.
O diretor de operações da Cooparaiso, Rogério do Couto Rosa Araújo, disse que “esse é um evento pioneiro em Minas Gerais. O Senar já realizava tal encontro diretamente nas comunidades, mas neste formato é a primeira vez, trazendo as comunidades para a cidade e centralizando os serviços. Essa foi uma das comemorações dos 52 anos da Cooparaiso, e vamos promovê-lo nos outros anos”, disse.
Para deputado estadual e conselheiro da Cooparaiso, Antônio Carlos Arantes, o Dia do Cidadão Rural, aproxima as pessoas do campo com as da cidade. “A difusão de informação que acontece em um evento como esse é de extrema importância. A oferta de serviços de saúde, agilidade para retirar documentos. Esse é um evento de valorização do cooperativismo e do homem rural. O Dia do Cidadão Rural é o cooperativismo em sua essência, que é unir pessoas e oferecer uma série de benefícios”, ressaltou.
O presidente da Acissp, o vereador Ailton Rocha de Sillos, disse que eventos como esse valorizam o homem do campo. “Atualmente, o produtor rural tem sido mais valorizado. Antigamente as famílias rurais vinham para a cidade procurar por essas festividades, mas isso está se revertendo, nós que vamos procurar o homem do campo no próprio campo. Esse tipo de ação faz com que o trabalhador e produtor rural sejam reconhecidos, faz integração rural, difunde informação e tecnologia. Senar, Cooparaiso e parceiros estão de parabéns”, disse. 
O analista de negócios júnior da Cooparaiso, Bruno Gonçalves de Oliveira, estava trabalhando voluntariamente no estande para retiradas de documentos. “A procura foi muito grande. Na primeira hora do evento, mais de 60 pessoas fizeram o seu cadastro para tirar o RG. Achei muito importante o Dia do Cidadão Rural oferecer esse tipo de serviço porque o produtor e trabalhador rural só podem vir à cidade aos fins de semana”. 
O evento terminou às 16h com o balanço positivo de todas as ações e agradecimento por parte dos promotores a todos os participantes e parceiros.
Participantes
O evento teve ainda a participação em diversos estandes, como o Senar-MG, com a apresentação dos diversos serviços e cursos que oferece ao produtor e trabalhador rural. A Associação de Combate ao Câncer (ACCA) distribuiu panfletos de conscientização sobre o câncer de mama. O INSS realizou esclarecimentos sobre aposentadorias. A Santa Casa também auxiliou nos serviços de saúde. O departamento municipal de Agropecuária fez distribuição de mudas de diversas espécies e também distribuiu material para a conscientização sobre reciclagem de lixo, juntamente com O Instituto Estadual de Florestas (IEF). Estandes da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros marcaram presença. O cartório de registro civil também estava prestando serviços. O Sine (Sistema Nacional de Empregos) cadastrou quem estava à procura de uma vaga de trabalho. Outra entidade que apresentou seus serviços foi a Acissp. Os presentes também tiveram acesso à assessoria jurídica e conheceram os trabalhos da Emater. 
Ainda foram parceiros do evento: SENAC. SENAI, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de São Sebastião do Paraíso (CMDRS), Banco do Brasil, Receita Federal, Fecom, Faculdade Libertas, Ceduc, Area, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Movimentadores de Cargas, Associação dos Servidores Municipais, Sindicato dos Produtores Rurais e SEBRAE.
Coffee Break
Confira os números do evento: Público: 3 mil pessoas - Áreas e atendimento: - Cidadania 1.318 - Saúde 1.236 - Educação e Cultura 2.050 - Agricultura e Pecuária 1.000 - Esporte e Lazer 2.645 - Total de Atendimentos: 8.249

0 comentários:

Postar um comentário