terça-feira, 13 de março de 2012

Crise pode revalorizar o papel das mulheres na agricultura

Teresa Morais, secretária de Estado da Igualdade

A crise poderá resultar na revalorização do “valor da terra”, o que deve passar por reconhecer o papel das mulheres na agricultura, disse a secretária de Estado da Igualdade, que vai debater este tema na Organização das Nações Unidas. 
A 56.ª sessão da Comissão sobre o Estatuto das Mulheres (CSW, na sigla em inglês), que começa na segunda-feira e se prolonga até 09 de março, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque (Estados Unidos da América), tem como tema central o fortalecimento do papel das mulheres rurais e o seu papel na erradicação da pobreza e da fome e no desenvolvimento.
A secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, chefia a delegação portuguesa que participa na comissão. “É um tema muito relevante neste momento” de crise, que poderá resultar na “revalorização de algumas formas seguras de riqueza, como é o caso da terra”, disse, em declarações à Lusa. O “investimento em formas supérfluas de riqueza” acompanhou a “desvalorização” da agricultura, mas talvez a crise traga “uma mudança de atitude” face “ao valor seguro da terra” e ao contributo da agricultura, não só para a economia familiar, mas também para a produção nacional de riqueza, estima. Em Portugal, assiste-se a “uma situação interessante”, considera a governante, explicando que, no “contexto de declínio global da agricultura” e de “envelhecimento da população agrícola”, tem-se verificado igualmente “um aumento da representação das mulheres”, tanto na agricultura familiar, como na empresarial.
Embora os produtores agrícolas em Portugal continuem a ser maioritariamente homens, o número de mulheres aumentou entre 1999 e 2009, representando hoje cerca de um terço dos produtores agrícolas singulares. Ao nível dos trabalhadores agrícolas assalariados, a taxa feminina é a quinta maior da União Europeia (47%).
Fonte: Jornal de Notícias

0 comentários:

Postar um comentário