quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Espaço Memória - A importância do “Não Sei” - HR

Se você ainda não sabe qual é a sua verdadeira vocação, imagine a seguinte cena: 
Você está olhando pela janela, não há nada de especial no céu, somente algumas nuvens aqui e alí... aí chega alguém que também não tem nada para fazer e pergunta: 
- Será que vai chover hoje??? 
- Se você responder “com certeza”... a sua área é Vendas: 
- o pessoal de Vendas é o único que sempre tem certeza de tudo. 
- Se a resposta for “sei lá, estou pensando em outra coisa”... então a sua área é Marketing: 
- o pessoal de Marketing está sempre pensando no que os outros não estão pensando. 
- Se você responder “sim há uma boa probabilidade”... você é da área de Engenharia: 
- o pessoal da Engenharia está sempre disposto a transformar o universo em números. 
- Se a resposta for “depende”... você nasceu para Recursos Humanos:  - uma área em que qualquer fato sempre estará na dependência de outros  fatos. 
- Se você responder “ah, a meteorologia diz que não”... você é da área de Contabilidade: 
- o pessoal da Contabilidade sempre confia mais nos dados no que nos próprios olhos. 
- Se a resposta for “sei lá, mas por via das dúvidas eu trouxe um guarda-chuvas”: 
- então seu lugar é na área Financeira que deve estar sempre bem preparada para qualquer virada de tempo. 
Agora, se você responder “não sei”... há uma boa chance que você tenha  uma carreira de sucesso e acabe chegando a diretoria da empresa. 
De cada 100 pessoas, só uma tem a coragem de responder “não sei” quando não sabe. 
Os outros 99 sempre acham que precisam ter uma resposta pronta, seja ela qual for, para qualquer situação. 
Não sei, é sempre uma resposta que economiza o tempo de todo mundo, e pré-dispõe os envolvidos a conseguir dados mais concretos antes de tomar uma decisão. 
Parece simples, mas responder “não sei” é uma das coisas mais difíceis de se aprender na vida corporativa, por quê? 
Eu sinceramente “não sei”. 
Max Gehringer


0 comentários:

Postar um comentário