quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Que falta que faz um teatro aqui em Monte Santo!


O Poliesportivo estava lotado, e com razão, porque raramente temos oportunidade de assistir a um espetáculo como o que a Academia da Tina apresentou. 
O tema escolhido foi muito interessante e muito rico. A indumentária de bom gosto. Os artistas, dos pequeninos até os adultos estavam perfeitos em seus papeis!Estavam muitíssimo bem ensaiados. As músicas lindas. Sonoplastia excelente. Enfim, estaria tudo perfeito se...  (Tinha que ter um “se”)
E o tal “se” é a falta de conforto do ginásio poliesportivo. E o pior é que Monte Santo, realmente, não tem um local confortável e digno desse espetáculo. Não tem alternativas: ou é realizado no “poli” ou não se realiza. Já não passou da hora de “alguém” (a autoridade competente, no caso) perceber que nós, os monte-santenses, merecemos um local de cultura?
Infelizmente, o jargão “cidade do tinha” continua valendo, pois “tínhamos” o Cine Teatro Santa Helena, que além de cinema, como o próprio nome diz, era também um belo teatro. Belo mesmo, principalmente para uma cidadezinha, como era nossa Monte Santo da época. 
Mas, de repente, a televisão chegou devastando a sociedade. Ninguém mais queria sair de casa. Nem para fazer visitas. E também não se fazia questão de receber visitas. As novelas fascinavam (o pior é que continuam fascinando até hoje), e, portanto, com a falta de audiência, tornou-se insustentável economicamente manter o “nosso” cinema. E assim ele foi vendido, sem nenhuma manifestação da população ou das autoridades para se manter aquele teatro digno de uma cidade grande, pelas suas dimensões, pelo tamanho de seu palco, piso em declive, enfim um “senhor teatro”.  Apenas as poltronas não eram estofadas, mas perto da arquibancada do Poli, era um luxo só!  
Mas, agora eu pergunto: teatro, cultura, povo bem informado ganha eleição? Fica aqui o meu protesto! (E será que alguém está preocupado com meu protesto?) 


Professora Nilzinha

0 comentários:

Postar um comentário