sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Deputado é recebido pelo presidente da CeasaMinas e diretoria da Coophemg

Arantes tenta viabilizar a liberação dos recursos para o projeto ‘Banco de Caixas’

O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) se reuniu, nessa quarta-feira (15/02), na sede do entreposto de Contagem da CeasaMinas, com o presidente da empresa, João Alberto Lages, o presidente da Cooperativa dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do Estado de Minas Gerais (Coophemg), José Antônio, e seu diretor, Cláudio Assis. Eles pleitearam o apoio do parlamentar para conseguir, junto ao Governo de Minas, a liberação de recursos para a aquisição de caixas plásticas para transporte dos produtos. Arantes já conversou com o secretário de Agricultura, Elmiro Nascimento, que se dispôs a liberar os recursos desde que haja viabilidade jurídica em função de este ser um ano eleitoral. “É fundamental a participação do Estado que tem lá no entreposto o Mercado Livre do Produtor (MPL)”, afirmou Arantes.
A cooperativa calcula que sejam necessárias 70 mil caixas. Já foram adquiridas 20 mil. As 50 mil restantes seriam compradas com os recursos do Estado. Arantes defendeu a iniciativa por considerar as caixas plásticas mais higiênicas e duráveis do que as de madeira usadas anteriormente. “As caixas são retornáveis, padronizadas e higienizadas, bem mais adequadas para o transporte de frutas, legumes e verduras. Com isso, haverá menos desperdício, queda nos casos de contaminação cruzada entre lavouras e produtos de melhor qualidade na mesa dos consumidores”, defendeu Antônio Carlos, apontando que a redução dos custos é outra grande vantagem. Segundo cálculos da cooperativa, cada caixa plástica vai ficar R$ 2,00 mais barata que a de madeira.
A CesaMinas começou a operar o Banco de Caixas para tomate a banana e o objetivo do projeto é que, em breve, todos os produtos sejam transportados em caixas plásticas. O Banco de Caixas funciona em um sistema de logística reversa, no qual o comprador devolve a caixa vazia quando retorna ao entreposto. Os benefícios do projeto podem ser sentidos em toda a cadeia de produção. Os produtores garantem, por exemplo, que a redução do custo será repassada para os compradores e para o consumidor final. Os donos de sacolões e supermercados ganham ao poder ofertar produtos com melhor aparência, resistência e durabilidade. Isso ocorre porque as embalagens plásticas evitam que os hortícolas amassem.
O deputado aproveitou a oportunidade para cumprimentar a Coophemg pelo belo trabalho que vai beneficiar, também, os produtores rurais. “E gostaria de parabenizar o presidente da CeasaMinas, João Albero Lages, pela sua gestão à frente de tão importante empresa para o Estado. É um homem que inspira confiança”, disse Arantes.
           
   Ana Karenina

0 comentários:

Postar um comentário