sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Musculção como arma poderosa contra a obesidade



Monte Santo: As facilidades tecnológicas ao longo dos anos nos trouxeram várias mudanças no estilo de vida da população. Essas mudanças proporcionaram uma diminuição do gasto calórico diário, aumentando significativamente o percentual de pessoas com sobrepeso e obesidade no mundo e a musculação vêm sendo uma estratégia importante para o tratamento e prevenção.
Infelizmente muitos profissionais da área da saúde, como alguns médicos e nutricionistas, ainda acreditam que a musculação atrapalha o processo de emagrecimento. Emagrecer não significa perder peso na balança, ela pesa a massa corporal sem diferenciar músculo e gordura, não identifica quanto ganha um e perde o outro, não sendo assim o melhor parâmetro para avaliação. No caso de pessoas que praticam a musculação podem até ganhar peso, devido o ganho de massa muscular, sendo que o músculo é mais denso do que a gordura, mas ocupa um menor espaço no corpo,melhorando a estética do praticante.Por isso uma avaliação de composição corporal é mais adequada e eficiente do que a balança.
Os exercícios aeróbios utilizam como substrato energético predominante o glicogênio muscular e os ácidos graxos livres (gordura) provenientes do tecido adiposo. Já a musculação (exercícios anaeróbios) utiliza inicialmente fosfocreatina, após alguns segundos utiliza-se glicogênio como substrato energético predominante. Devido o exercício aeróbio utilizar “gordura” como energia, acreditava que uma pessoa para emagrecer tinha que necessariamente praticar esse tipo de treino.Mas o corpo humanoé muito mais complexo do que alguns imaginam.A verdade é que a musculação durante o treino não usa gordura como fonte de energia, o que ocorre é um processo chamado gliconeogênese, que utiliza a gordura para repor as calorias perdidas durante o treino. 
Encontramos na literatura vários estudos comprovando que a musculação acelera o metabolismo basal em até 24 horas pós-treino, enquanto o exercício aeróbio leva no máximo 1 hora para voltar á normalidade. Cada quilo de músculo ganho vai ser gasto mais 120 calorias por dia,potencializando assim o emagrecimento.
O ideal mesmo é combinar exercícios de musculação com os de predominância aeróbia, por aumentar significativamente a melhora do sistema cardiovascular, força máxima, resistência muscular localizada,além de ganho da massa magra (musculo) e redução da gordura corporal.
Autor: Murilo Augusto Albertin - Graduado em Educação Física pela UNIFEG (Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé). Ingresso na pós-graduação em Musculação e Personaltrainer pelo ENAF. Professor, Personaltrainer e Avaliador Físico da Academia Espaço Livre. Professor das categorias de base da seleção de Monte Santo de Minas e Avaliador Físico da Principal.

0 comentários:

Postar um comentário