sexta-feira, 25 de março de 2011

Sucessão Municipal: Toninho da Bolsa diz que “não tenho nomes a indicar”

Arceburgo:- Administrando o município desde 2005, o prefeito de Arceburgo, Antônio Roberto da Costa, o Toninho da Bolsa, foto, concedeu uma entrevista a este jornal, relatando suas ações, projetos, planos políticos e sobre sucessão eleitoral. Acompanhe a entrevista abaixo:

A quais fatores o senhor atribui sua enorme popularidade como prefeito de Arceburgo junto à população?
“Quando assumimos a Prefeitura em 2005 tínhamos um projeto bem definido. Já naquela campanha eleitoral deixamos claro que buscaríamos a renovação. Este era nosso lema principal. Renovação na parte administrativa, gerencial, pela qual Arceburgo passaria a ser governado com responsabilidade fiscal, sem endividamento que geralmente traz problemas futuros, como por exemplo, finanças desorganizadas e perda de crédito na praça e junto aos órgãos externos estaduais e federais. Nossa proposta também era direcionar os investimentos de forma correta nas áreas que precisavam de maior atuação da Prefeitura, principalmente em políticas sociais e em infra-estrutura, muito precárias na época. Neste projeto de fazer um modo diferente de governar, buscamos modernizar e dar mais eficiência e organização aos serviços públicos municipais, sempre valorizando os servidores, os quais considero meus colegas de trabalho. Todas estas medidas são muito comuns no setor privado, de onde me originei, onde trabalhei por mais de 30 anos. Propus-me a trazer essa experiência de administrador de empresas para a administração pública. Com estas propostas gerais fomos eleitos, depois reeleitos em 2008 com expressiva votação. A cada dia temos buscado cumprir tais objetivos”.

Então esse novo modelo de gestão tem sido aceito, já que sua popularidade é muito grande?
“Acredito que, na medida em que a população foi percebendo que nosso modo de governar era totalmente diferente do que ela estava acostumada, fomos ganhando a confiança e o apoio dos arceburguenses, inclusive de quem não havia votado na nossa candidatura. Além da renovação administrativa, buscamos renovar também o jeito de fazer política, acabando com aquela coisa ultrapassada de dois lados políticos, que só dividia a cidade e impedia o desenvolvimento econômico e social do município. Para mim não existe cidadão de primeira, de segunda ou de terceira categoria. Governamos para todos. E isso foi percebido pelo eleitorado, o que também explica minha reeleição em 2008 e nossa alta popularidade”.

Quais foram as prioridades nestes seis anos frente o governo municipal?
“Em linhas gerais aquelas que defini na sua primeira pergunta, que são a base de sustentação garantidora de recursos para obras, serviços e investimentos. Para citar áreas específicas eu destacaria principalmente nossas realizações no setor de saúde, educação, infra-estrutura e habitacional. Na saúde muito me orgulho de ter reformado, ampliado e colocado para funcionar nosso hospital; de ter inaugurado Unidades Básicas de Saúde, permitindo colocar tais serviços próximos dos moradores, nos seus respectivos bairros, além da construção da Famácia Municipal, do Complexo de Saúde Dr. Nickson Russo, da reforma do Posto de Saúde e do Posto Odontológico, além de investimentos em diversos profissionais de saúde, entrega remédios distribuídos à população gratuitamente, contratação de médicos especializados nas áreas de cardiologia, ginecologia, ortopedia e dermatologia. Outro orgulho arceburguense, é que desde setembro de 2008 quando inauguramos o Hospital e Maternidade Dona Zé, mais de 160 crianças já foram nascidas no município. Na educação estivemos sempre ao lado dos professores e servidores da área, buscando dar melhores condições de trabalho e salário mais digno para que pudessem oferecer uma educação de qualidade, que significa investir nas futuras gerações, no futuro de Arceburgo. Destacaria a construção do Espaço Educacional Professora Maria Inez Peres de Moraes, em parceria com o governo federal, que hoje atende muitas crianças carentes. Em infra-estrutura e habitação realizamos muita coisa em termos de asfaltamento e de serviços gerais que melhoraram a qualidade de vida da população. Cuidamos das estradas rurais e promovemos reestruturação de diversas ruas com calçamento e iluminação em bairros como Vila Progresso, Jardim Centenário. Pouso Alto e Vila Esperança. Construímos 132 casas populares junto do governo de Minas o bairro Santa Therezinha, todo estruturado e integrado ao município; outras  50 casas estão em andamento no bairro Nova Arceburgo”.

Em qual área o senhor considera ter acertado mais?
“Isso é relativo, pois cada cidadão pensa de um jeito, mas eu destacaria a política urbanística, feita com muito planejamento e com respeito ao meio ambiente. Dentro deste contexto, organizamos a bagunça que era a questão das escrituras e documentação de inúmeras moradias e terrenos em Arceburgo, fruto da politicagem irresponsável praticada anteriormente. Estamos entregando as escrituras aos moradores da Vila Progresso, regularizando terrenos antes clandestinos e com isso dando mais dignidade e segurança aos moradores beneficiados por estas medidas. Ao todo foram mais de 500 escrituras registradas sem nenhum custo aos proprietários, por se tratarem de baixa renda. Tem sido um trabalho árduo, mas compensador, quando vemos o resultado a cada dia estampado no sorriso dos habitantes de tais locais”.

O senhor teve alguma decepção durante este período?
“De ordem administrativa nenhuma, pois nosso projeto tem sido implementado com sucesso, mas quanto ao relacionamento com certas lideranças políticas locais não posso esconder que ao longo desses anos tive algumas decepções com pessoas que eu acreditava estar me apoiando, defendendo nosso projeto de renovação, do lado do povo de Arceburgo. Mas política é assim... Porém a população tem sabedoria para selecionar quem são as pessoas de bem e quais aquelas que só pensam em seus interesses pessoais e mesquinhos”.

Como tem sido sua relação junto às autoridades estaduais e do governo federal?
“Sempre foi ótima. Primeiro porque somos considerados por eles como um bom modelo de gestão, o que facilita a obtenção de recursos em Belo Horizonte e em Brasília; segundo, porque somos claros no relacionamento com autoridades estaduais e federais, pois mostramos trabalho e comprovamos que estamos gastando corretamente os recursos destinados ao nosso município. Eu e o povo de Arceburgo somos muito gratos nestes anos todos às seguintes autoridades: Senador e ex-governador Aécio Neves; governador Antônio Anastasia; Secretário de Transportes e Obras de MG, Carlos Melles; Cida Moreira, assessora do governador; Deputados Federais Geraldo Thadeu e Marcus Pestana, Deputados Estaduais Carlos Mosconi, Antônio Carlos Arantes e Rômulo Viegas, deputado Odair Cunha, ex-deputado Dr. Francisco e ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, meu primo. Todos estes, de uma forma ou de outra, com desprendido espírito público, são também responsáveis pelo desenvolvimento de nossa querida Arceburgo”.

Quais são as perspectivas para os dois últimos anos de sua gestão?
“Precisamos preparar Arceburgo para o futuro. E o futuro está na juventude e nas crianças. Dessa maneira procuraremos direcionar os últimos anos de nosso governo. Buscar postos de trabalho e investir em educação, esporte e cultura é o que desejo fazer com o apoio de lideranças locais preocupadas com as futuras gerações e com a qualidade de vida de Arceburgo. O jovem que tem educação e cultura, e pratica esportes, tem muito mais chances de ser alguém na vida e conseguir bons empregos. Desde 2005, investimos em uma infraestrutura esportiva e hoje dispomos de quatro poliesportivos para atividades esportivas e recreativas aos jovens e crianças. Como governantes procuramos fazer nossa parte. Essa será nossa maior missão e o grande fechamento de nosso projeto iniciado lá em 2005”.

Como o senhor avalia o quadro político/eleitoral de 2012, quando o eleitorado escolherá quem o substituirá no cargo?
“Penso que o desenvolvimento econômico nem sempre ocorre concomitante ao desenvolvimento social. É, sobretudo, nesse aspecto que devemos lançar uma reflexão mais profunda sobre a nossa realidade, objetivando projetar um futuro melhor para as próximas gerações. Durante estes anos plantamos muita coisa boa e esperamos que quem nos suceder de seguimento ao nosso projeto que é de desenvolvimento integral e de amor a Arceburgo. Algumas pessoas já tem se apresentado como candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores. Espero que estejam imbuídos de espírito público e de responsabilidade como nós estivemos. Vejo que alguns têm se lançado apressadamente por vaidade, ou até pensando somente em projetos pessoais. Eu sou contra esse tipo de coisa e tenho certeza de que o eleitor também”.

Como deverá ser sua participação nas eleições de 2012?
“Avalio que, assim como em 2008, também em 2012 nossa gestão será reavaliada e julgada pelo eleitor. Sinto-me no dever moral de apoiar as candidaturas que se prontifiquem a continuar nosso projeto de renovação, que tenha em sua plataforma eleitoral a preocupação com a responsabilidade fiscal, a eficiência nos serviços públicos e visão social abrangente. Vale lembrar que é a construção do futuro que pesou sobre meu ombro nestes anos todos e deverá pesar sobre quem me suceder.  Não tenho nomes a indicar. Tenho um projeto que tem sido aprovado pelos arceburguenses. Quem se propor a continuá-lo terá meu apoio incondicional, pois é urgente a tarefa de somar forças para que Arceburgo continue sendo um sonho em construção, um município forte com solidariedade, justiça social e em constante desenvolvimento”.

Foto: o prefeito de Arceburgo, Toninho da Bolsa

0 comentários:

Postar um comentário