sexta-feira, 25 de março de 2011

Ao leitor

Em primeiro lugar, agradecemos a Deus e colocamos em suas mãos o sucesso deste trabalho.
Temos observado, com muita tristeza e preocupação, o altíssimo índice de delinqüência por parte dos jovens, tendo como uma de suas principais causas o envolvimento com o uso de drogas.
Da forma de vida de nossos jovens é que depende do futuro de nossa nação. Contudo, o uso de drogas vem deteriorando com suas mentes e realizando uma assustadora inversão de valores sociais e morais, fazendo com que os mesmos percam a noção de família, responsabilidade, dignidade, rumando para um caminho obscuro e perigoso.
Colocar a origem deste problema somente no campo das dificuldades sociais nos parece vago, pois entendemos que a falta de conscientização é fator determinante.
Para não cruzarmos os braços ante os problemas desta natureza, buscando converter nossas preocupações em ações, com o intuito de ao menos amenizar este triste quadro.
Com tal propósito, o Conselho Tutelar de Monte Santo de Minas, através de seus membros, passaram a discutir e tentar colocar em pratica uns programas que procure conscientizar os jovens sobre males provocados pelo uso de drogas, sem deixar de abordar a importância da família e da escola no contexto, visando com isso, colaborar na formação de caráter dos mesmos.
Gostaríamos de contar com a colaboração de todos os monte santenses, para juntos abraçar-mos essa causa, principalmente as autoridades e empresários, sem as quais, nossas idéias dificilmente seriam viabilizadas, esperando com que esta iniciativa possamos contribuir para um futuro melhor de nossos jovens.                    

DROGAS NÃO 
ALCOOL

A PERDA DA AUTO ESTIMA

Origem: Obtido a partir da cana-de-açúcar, cereais ou frutas, através de um processo de fermentação ou destilação.
Nomes Populares: birita, mé, pinga, caminha, cachaça, etc.
A bebida alcoólica traz sensações enganosas de euforia e bem estar, porém afetam todo o funcionamento do organismo saudável sem avisar a hora de parar. Os pulmões, estomago, coração e cérebro ficam indicados rapidamente pendendo levar à perda da coordenação motora ou doenças sem cura, como incapacidade física e até mesmo à morte.
Ocorrências: O dependente de álcool não consegue admitir o vicio e continua a beber, causando problemas de natureza social, física mental e afetando seriamente racismo.
Pouco a pouco aumenta-se o consumo até o descontrole total. Cria-se um vicio de beber seguidamente para amenizar os sintomas: tremores nas mãos, dores de cabeça de cabeça e em todo o corpo.
É comum as dificuldades respiratórias, falta de desejo sexual (chegando à impotência), nervosismo constante, isolamento da família e amigos, pois a humilhação e o descrédito ocorrem em 100% dos casos.
Efeitos no organismo:
Digestivos: Gastrite, vômitos, fáceis, hemorragia, gástrica ou intestinal.
Respiratórios: Laringe, bronquite, enfisema pulmonar crônico e falta de ar constante.
Cardíacos: Taquicardia, enfarto.
Neurológicos: Lesão cerebral, perda da coordenação motora, delírios, confusão mental, demência progressiva, progressiva, inflamações dos nervos;
Outros: Infecção no pâncreas, doença dos músculos anorexia, anemia, etc...

Próxima edição falaremos sobre: TABACO 
Ivo Grotto, Julio César Azarias, Sara Cervigni Perino, Márcia Cristina Santana Antunes:
Conselheiros Tutelares dos Direitos da Criança e do Adolescente
Rua Dr. Pedro Paulino da Costa, 527 – Monte Santo de Minas

0 comentários:

Postar um comentário