sexta-feira, 25 de março de 2011

Prefeitura prepara grande operação de combate à dengue

Monte Santo:- Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira última, 17, na Secretaria Municipal de Saúde, o Município definiu as primeiras ações para desencadear uma grande operação de combate à dengue na cidade, que conta com 8 casos confirmados da doença e 35 notificados, mas informações extra oficiais demonstram que a doença avança e que novos casos já estariam confirmados. A reunião contou com a presença do prefeito Militão Paulino de Paiva, da enfermeira padrão Maria Sandra Del Bel Pamplona chefe do Posto de Saúde, de funcionários dos setores de saúde e epidemiológico, além de Messias Ribeiro e Márcio Miranda supervisores de endemias da Regional de Saúde de Passos.
A Prefeitura desencadeará uma operação de combate que vai atuar na eliminação de criadouros e do vetor da doença, o mosquito Aedes Aegypti, com trabalho de catação de possíveis criadouros nos lotes e, possivelmente, a aplicação de nebulização (fumacê) assim que as chuvas pararem de cair. Ficou estabelecido também que enquanto a operação não tem início, a Secretaria de Saúde manterá o trabalho de bloqueio e eliminação de criadouros que já está em andamento, conforme aconteceu neste sábado passado no bairro São Miguel (Matadouro) e que contou com a mobilização de todos os moradores daquela localidade. Um cronograma de trabalho está sendo traçado e todas as regiões da cidade serão visitadas, começando pelos bairros onde está havendo transmissão da doença. Para que esse trabalho seja otimizado é importante que a população faça o controle em suas residências e disponibilizem o material a ser recolhido quando as equipes fizerem o trabalho de coleta. “Acendeu a luz vermelha do alerta”, disse Maria Sandra, arrematando que “precisamos de atitudes mais práticas, além de uma ajuda e mobilização mais positiva da comunidade”.
Esse trabalho será desencadeado com o envolvimento de todos os setores da Prefeitura, que realizará uma campanha de orientação para que a população saiba quando as equipes estarão passando por sua região. A participação da população nesse processo será fundamental. Os moradores devem providenciar a limpeza dos seus quintais. “Não estamos em uma situação descontrolada”, asseverou o prefeito Militão, mas já autorizou a contratação imediata de pelo menos mais dois ou três agentes epidemiológicos para garantir um trabalho eficaz no combate ao mosquito da dengue. Sobre reclamações de que agentes epidemiológicos não estariam visitando as residências com a mesma constância, Anderson Marçal, um dos coordenadores do setor de saúde, explicou que “os agentes estão orientados a visitarem cada residência seis vezes por ano, ou seja, a cada dois meses eles revisitam as residências”. Maria Sandra lembrou que existe em cada residência uma ficha de controle de visitas, “basta verificar a data da última visita”, frisou.
Sobre os motivos dos casos confirmados de dengue na cidade, explicaram que a alta temperatura e este período de muita chuva ajudaram na proliferação do mosquito, mas salientaram que o mosquito também pode ter sido importado através do fluxo de veículos que estiveram em Monte Santo no Carnaval.
“Ao perceber o sintoma da doença, procure imediatamente uma unidade de saúde mais próxima de sua residência ou o Posto de Saúde”, explicaram. A dengue é uma doença causada pelo flavivirus e transmitida ao homem pelo mosquito Aedes Aegypti. O primeiro sintoma da dengue é febre alta (de 39ºC a 40ºC). Ela pode apresentar-se como a dengue clássica ou dengue hemorrágica. Os primeiros sinais da dengue clássica podem surgir de 3 a 15 dias após a picada do mosquito. A doença dura em média de 5 a 7 dias e, além da febre, apresenta dor de cabeça, dor no fundo dos olhos e nas juntas, fraqueza, náusea, vômitos e manchas vermelhas na pele.

Foto: Durante a reunião Militão disse que “não estamos em uma situação descontrolada”

0 comentários:

Postar um comentário