Monte Santo: “A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.” JEAN PIAGET O Brasil em Destaque “O Brasil em Destaque” foi o tema abordado por todas as áreas na X FEICC 2012 que aconteceu nos dias 20 e 21 de setembro na “E.E. Dr. Wenceslau Braz”. Toda equipe, aliada aos alunos, desenvolveu com muita criatividade, organização e requinte o que lhe foi proposto. A escola, seguindo um cronograma pré-estipulado, recebeu mais de 1.000 visitantes entre eles, alunos, professores, pais e demais pessoas de nossa comunidade que puderam prestigiar e abrilhantar ainda mais o evento. Mais uma vez a W.B está colhendo, com orgulho os frutos por ela cultivados. Parabéns WB pelo excelente trabalho realizado e obrigado á todos que de alguma forma estiveram envolvidos com mais este projeto ou mesmo prestigiando-o. Educação Física Educação Física apresentou os destaques Brasileiros nos esportes homenageando os medalhistas olímpicos. O grupo de dança WB, ensaiado pelas professoras de Educação Física, enalteceu as belezas e riquezas do Brasil com um pout-porri de músicas brasileiras. Inglês Na sala de Inglês foi criado um “Brazilian Day”. A maior festa de cultura brasileira realizada no exterior ganhou um ar de festival com as apresentações musicais dos alunos, Quem gosta de cantar e ouvir músicas brasileiras se dedicou aproveitando 2 dias inteiros de música bem tocada e cantada. História A área de história, para a X FEICC, cujo tema é “Brasil em destaque”, optou pela elaboração de trabalhos sobre o estado de Minas Gerais. Para tanto foram feitas pesquisas e trabalhos manuais. Destacamos algumas curiosidades mineiras, pontos turísticos de cidades históricas, a famosa culinária e a nossa maior riqueza: o café. Mostramos que “ser mineiro é dizer “uai”, é ser diferente, é ter marca registrada, é ter história”. Matemática Foi abordado em Matemática trabalhos feitos com reciclagem que é uma opção bastante comentada com o fim de solucionar problemas ambientais não só do nosso Brasil como do mundo. Também foram expostos trabalhos feitos a partir de figuras geométricas, elaboração de mapas, etc Língua Portuguesa A equipe de Língua Portuguesa preparou para a FEICC 2012 “Um passeio pelo mundo de Jorge Amado“. Professores e alunos envolveram-se na confecção de uma cidade-cenário, com sucata, que serviu de palco para a explanação dos alunos sobre a vida e a obra do autor. Toda a obra do autor foi exposta em 30 volumes. Além disso, foi elaborado um Mapa Literário com os principais representante da nossa literatura. Ciências Os alunos, como bons brasileiros que são, criaram projetos e experiências que explicam e/ou exemplificam as ciências no nosso dia-a-dia. Além de um teatro alertando os jovens sobre os malefícios das drogas. Geografia Em geografia, ressaltamos as cincos regiões brasileiras focando de cada uma, a fauna e flora, produtos artesanais, festas típicas, produtos agrícolas e industrializados. Nossos visitantes assistiram ainda a um jogral que teve como tema a importância de nosso país para cada um de nós brasileiros e puderam apreciar o chimarrão, bebida típica do sul e tocar berrante da região centro-oeste e se deliciar com as músicas de cada região. Religião e Artes Através de trabalhos artísticos, as duas áreas puderam comprovar que Deus, o grande artista, só pode ser brasileiro. Pinturas de animais da nossa fauna estavam espalhadas por toda a sala, assim como outros trabalhos e mensagens aliadas ao tema. Professores, Queremos aqui deixar registrado o orgulho que temos, como equipes gestora e pedagógica, de trabalhar com uma equipe igual a vocês. É estimulante ver a garra, o desempenho e a competência com que desenvolvem seus trabalhos. Não tem como não acreditar em na educação, quando esta está solidificada em educadores como vocês. Podemos dizer, com certeza, que são alimento para a alma e que este impulsiona nossas atividades. É um privilégio conviver com professores que provocam encantamentos, mas que também se deixam encantar por seus estudantes. Encantamentos pelos temas de trabalho, por seu estudo, por suas escolhas. Alguém que se dispõe aos encantamentos. Um encantamento que movimenta, que provoca, que desloca, que faz com que queiramos sempre mais. Mais inclusive na partilha do dia-a-dia, que nos torna melhores do que somos. Depoimento de Lívia Fonseca Lucio – aluna do 4º ano da Escola Nova Criança e Cia WB, No dia 21 de setembro de 2012 fui na X FEICC da E.E. “Dr. Wenceslau Braz” com os alunos do 4º ano da Escola Nova Criança e Cia. Fui em todas as salas e a cada uma me surpreendia mais!! Gostei muito da sala de teatro, dos jogos de matemática, das experiências e outros. Aprendia muita coisa com as explicações dos alunos. Parabéns WB! Mais uma vez vocês brilharam. Lívia























0 comentários:
Postar um comentário